Brasil
Home Liga das Nações Brasil cai para Cuba na estreia da VNL, no Maracanãzinho
Liga das Nações - Superliga - 21 de maio de 2024

Brasil cai para Cuba na estreia da VNL, no Maracanãzinho


O Brasil estreou com derrota na VNL Masculina 2024. Perdeu para Cuba, por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 27-29, 25-21, 25-21 -, na noite desta terça-feira (21/5), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Foi também a reestreia de Bernardinho no comando da Seleção Masculina, no mesmo Maracanãzinho em que ele conquistou o ouro nos Jogos do  Rio-2016, na sua despedida do time.

O ponteiro Leal foi o destaque do Brasil com 19 pontos (17 de ataque e 2 de saque). Lucarelli fez 11 (9 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). Darlan marcou 10, Lucão 9, Alan 8 e Flávio 8. López terminou a partida com 14 pontos (todos de ataque). O outro ponteiro do time, Yant, contribuiu com 16 (11 de ataque, 2 de bloqueio e 3 de saque). O Brasil perdeu o duelo no bloqueio. Foram 10 pontos de Cuba neste fundamento contra apenas 4 do time verde-amarelo. Os caribenhos foram melhores também nos pontos de saque: 7 a 4.

Bernardinho escalou o Brasil com o levantador Bruninho, o oposto Darlan, os centrais Flávio e Lucão, os ponteiros Leal e Lucarelli e o líbero Thales. Alan, Maurício Borges e Cachopa entraram.

Cuba começou agressiva no saque e no bloqueio, dificultando muito a virada de bola brasileira. Perdendo por 11 a 3, Bernardinho fez a inversão do 5-1. Mesmo com Bruninho no fundo e Darlan na rede, ele fez a inversão, colocando Cachopa na rede e Alan na bola de fundo. A mexida foi boa para a Seleção. Cachopa começou forçando bem a bola do meio com Lucão, para depois voltar a jogar com as extremidades contra um bloqueio menos postado. Aos poucos, o Brasil foi diminuindo a diferença, que chegou a ficar 18 a 15 para os cubanos, mas perdeu o set por 25 a 21.

Bernardinho manteve Alan e Cachopa no quarto set, mas a virada de Cuba foi muito superior com Sánchez, Lopez e Simon.

O Brasil enfrenta a Argentina, na próxima quinta-feira (23), às 21h, pela segunda rodada da VNL, com transmissão pelo SporTV e pelo canal do Web Vôlei no YouTube. Na sequência, o time brasileiro terá pela frente a Sérvia, sexta-feira, também às 21h, e a Itália, no encerramento da primeira etapa, às 10h.