Brasil
Home Liga das Nações Brasil mexe no time e passa pela Alemanha
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 13 de junho de 2024

Brasil mexe no time e passa pela Alemanha


O Brasil derrotou a Alemanha por 3 sets a 1 – parciais de 25-20, 25-22, 21-25, 26-24 -, na manhã desta quinta-feira (13/6), em Hong Kong, na China, pela segunda rodada da terceira semana da VNL Feminina, e manteve a invencibilidade e a liderança da competição. A Seleção Brasileira é a única equipe que não perdeu na Liga das Nações e já está classificada para a fase final, a partir do dia 25 deste mês, na Tailândia.

Apesar da vitória e dos três pontos, o Brasil não teve uma boa atuação coletiva. Foi mal no ataque e ficou muito dependente do talento individual da Gabi, maior pontuadora do jogo com 28 pontos. A segunda maior pontuadora da Seleção Brasileira, com 15 pontos, foi a Rosamaria, que nem iniciou a partida – entrou a partir da metade do segundo set. Bergmann fez 14 pontos.

Kisy, que entrou como titular, terminou o jogo com apenas dois pontos. Natinha foi para a quadra a partir da terceira parcial e melhorou o passe do Brasil, que vinha sendo muito irregular. Teve uma boa atuação. O Brasil jogou pouco com as centrais. Durante um pedido de tempo, o técnico José Roberto Guimarães foi enfático: “Só a Gabi está virando. Ela vai ficar muito sobrecarregada”.

O próximo adversário do Brasil é a Bulgária na madrugada de sexta-feira, às 2h30, com transmissão pelo Sportv e da Volleyball World. O último confronto da fase classificatória será contra a Turquia, atual campeã, domingo, às 6h. Confira aqui a classificação da VNL.

O JOGO

O técnico do Brasil José Roberto Guimarães mudou a escalação em comparação ao duelo com a  Polônia, na quarta-feira, com a levantadora Macris, a oposta Kisy, as centrais Diana e Carol, as ponteiras Gabi e Julia Bergmann e a líbero Nyeme. Ana Cristina, com um desconforto na panturrilha esquerda, foi poupada. Roberta e Rosamaria entraram na inversão do 5 x 1. Pri Daroit e Natinha também entraram.

No primeiro e segundo sets, o Brasil teve alguns momentos de instabilidade na virada de bola. E precisou bastante da capitã Gabi, aparecendo na pipe e na entrada. Rosamaria entrou bem nas inversões e foi um desafogo importante. Enquanto a defesa foi o melhor fundamento alemão, o bloqueio foi o destaque brasileiro no jogo. No terceiro set, o ataque alemão funcionou e o Brasil, contando praticamente só com Gabi e Rosamaria para virar as bolas, deixou as europeias abrirem frente na reta final.

No quarto set, o Brasil chegou a estar vencendo por 7 pontos de frente (22 a 15), mas sofreu um apagão no ataque e viu a Alemanha empatar em 22 a 22. Com Gabi novamente decisiva, a Seleção Brasileira conseguiu vencer as alemãs pela diferença mínima na parcial.

Se o Brasil se mantiver na primeira colocação até o fim da fase classificatória vai enfrentar a Tailândia nas quartas de final. O time asiático é apenas o décimo terceiro na classificação da VNL, mas por ser a sede da fase de mata-mata vai herdar a oitava colocação.