Canadá comemora
Home Destaques Canadá bate Tailândia e se despede do Rio com três vitórias
Destaques - Liga das Nações - 18 de maio de 2024

Canadá bate Tailândia e se despede do Rio com três vitórias

Canadenses levam susto no terceiro set, mas fecham o jogo por 3 a 1 e ficam mais perto do sonho da classificação olímpica


O Canadá fechou a primeira semana da Liga das Nações feminina (VNL) com vitória sobre a Tailândia por 3 sets a 1, com parciais de 25-21, 25-13, 20-25 e 25-17, no Maracanãzinho, e ficou mais perto da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe comandada por Shannon Winzer deixa o Rio de Janeiro com três triunfos, já que havia superado República Dominicana e China. O único resultado negativo foi diante do Brasil.

As canadenses foram soberanas no bloqueio, com 13 pontos no fundamento, contra apenas um das tailandesas. As asiáticas, por outro lado, se valeram da qualidade técnica defensiva para equilibrar as ações e fazer um jogo duro, com uma atuação especial no terceiro set.

A oposta Van Ryk foi mais uma vez destaque e, com 22 acertos (21 de ataque e um de bloqueio), deixou a quadra como maior pontuadora da partida. Destaque também para a central Maglio, responsável por 14 (1o de ataque e quatro de bloqueio). Do lado da Tailândia, Chatchu-On marcou 16 (15 de ataque e um de saque).

As canadenses tiveram uma atuação consistente no primeiro set e, com um saque agressivo, conseguiram estabelecer a diferença nas ações. A levantadora Brie aproveitou o passe na mão para acionar bastante Maglio, e o resultado foi uma vitória segura.

O Canadá atropelou no segundo set. De início, fez 4-0 e obrigou a seleção tailandesa a parar o jogo. Brie, com boa variação no saque, anotou um ace em 8-3, e Maglio bloqueou para anotar 9-3. Com o controle do saque, a equipe asiática abriu 21-11, no ataque de Van Ryk.

A Tailândia voltou para a quadra com outra postura e fez um terceiro set equilibrado. Melhor no saque e com uma grande exibição individual de Chatchu-On, a equipe asiática reduziu a frequência das jogadas rápidas do Canadá. Mas as americanas voltaram a dominar a partida no quarto set e não tiveram problemas para garantir a terceira vitória na competição.