Campeonato Fenerbahce
Home Internacional Fenerbahce, de Ana Cristina, bate Eczacibasi e é bicampeão turco
Internacional - 21 de abril de 2024

Fenerbahce, de Ana Cristina, bate Eczacibasi e é bicampeão turco

Ponteira brasileira anota 11 pontos e ajuda a equipe a fechar o jogo 5 da série por 3 a 0, em Istambul


O Fenerbahce conquistou o título do Campeonato Turco com uma atuação dominante no quinto e último confronto da série melhor de cinco contra o Eczacibasi. Neste domingo, a ponteira Ana Cristina teve participação decisiva na vitória sobre o rival por 3 sets a 0, com parciais de 25-18, 25-22 e 27-25, em Istambul, resultado que fechou o playoff em 3 a 2.

O feito significou o bicampeonato consecutivo da equipe do técnico Stefano Lavarini e a 15ª taça do clube na história do torneio. Vice-campeã olímpica com a Seleção Brasileira, Ana Cristina também ergueu a taça pela segunda vez na carreira. De quebra, a jovem de 20 anos entrou para a seleção do campeonato como melhor ponteira.

No duelo decisivo, a brasileira anotou 11 pontos, sendo sete de ataque (37% de aproveitamento), dois de bloqueio e dois de saque, além de 53% de positividade na recepção, e foi uma das responsáveis pela virada no placar na terceira parcial, quando sua equipe perdia por 24-22. Ela salvou um set point e, em seguida, deu um toco certeiro na sérvia Tijana Boskovic, para dar o match point ao seu time.

Apesar da derrota e do ataque para fora que definiu o destino da taça, a maior pontuadora da partida foi Boskovic, com 22 acertos (18 de ataque e quatro aces). Pelo Fenerbahce, Melissa Vargas deixou a quadra com 15 (13 de ataque e dois de bloqueio) e foi a MVP da final.

Depois de dois sets arrasadores, o Fenerbahce presenciou o crescimento do Eczacibasi na terceira parcial. Porém, uma boa sequência de saques de Ana Cristina recolocou seu time na partida. Por fim, Vargas cresceu junto para encaminhar o resultado.

A série foi marcada por alternâncias. O Fenerbahce venceu o primeiro confronto por 3 a 1, mas o Eczacibasi deixou tudo igual ao fechar a segunda partida tie-break. Depois, a equipe de Ana Cristina voltou a abrir, com triunfo em sets diretos. O rival, no entanto, devolveu o placar, e a definição ficou para o quinto duelo.

Confira a seleção do Campeonato Turco:

Melhor levantadora: Drca-Zivkovic (Fenerbahce)
Melhor oposta: Boskovic (Eczacibasi)
Melhor ponteira: Ana Cristina (Fenerbahce)
Melhor central: Eda Erdem (Fenerbahce)
Melhor líbero: Gizem Orge (Fenerbahce)
MVP: Vargas (Fenerbahce)