Paris
Home Destaques Paris-24: potes para o sorteio do vôlei masculino
Destaques - Paris-2024 - 23 de junho de 2024

Paris-24: potes para o sorteio do vôlei masculino

Sorteio acontece na quarta-feira, em Lodz (POL)


Com o encerramento da fase classificatória da Liga das Nações masculina (VNL), os grupos para o sorteio olímpico para Paris-24 foram definidos. O último jogo da rodada entre Eslovênia e Sérvia determinaria se os eslovenos se tornariam cabeça de chave de um dos grupos, necessitando de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1. Jogando em Ljubljana, diante de mais de 10 mil torcedores, os donos da casa triunfaram sobre os sérvios, mas no tie-break, garantindo a melhor campanha da Liga das Nações.

Mais cedo, a Sérvia assegurou sua vaga olímpica, mesmo sem entrar em quadra, pois os cubanos precisavam vencer os poloneses para se classificarem, mas foram derrotados por 3-0. Retornando aos Jogos Olímpicos após 12 anos, a Sérvia optou por poupar alguns titulares, mesmo com chances de classificação na VNL. Stern liderou os eslovenos com 22 pontos, seguido de Cebulj e Urnaut com 17 cada. O maior pontuador do confronto foi o sérvio Atanasijevic, com 25 acertos.

Com o resultado, os potes dos grupos para o sorteio já estão definidos. A França, como país-sede, será a cabeça de chave do Grupo A. A Polônia, por ser o melhor time no ranking da FIVB, liderará o B, e o Japão, o Grupo C. O Brasil, atual 6° no ranking estará no pote 2. Confira a disposição dos potes para o sorteio:

Pote 1: Eslovênia, Itália e Estados Unidos
Pote 2: Brasil, Argentina e Canadá
Pote 3: Sérvia, Alemanha e Egito

As seleções de mesmo pote serão divididas entre os grupos. Vale destacar que o formato da competição foi alterado: agora serão três grupos de quatro seleções, em vez de dois grupos com seis participantes. As duas melhores equipes de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançarão para as quartas de final.

O sorteio dos grupos para Paris-24 ocorrerá na próxima quarta-feira (26/6), em Lodz (POL), a partir de 13h . O Web Vôlei transmite em seus canais no YouTube e na Twitch.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei