Home Mundial de Clubes Conheça mais sobre o Vakifbank, uma verdadeira máquina de ganhar títulos
Mundial de Clubes - 9 de dezembro de 2018

Conheça mais sobre o Vakifbank, uma verdadeira máquina de ganhar títulos

O Vakifbank tornou-se, nesse domingo, o segundo clube na história a conquistar o bicampeonato consecutivo do Mundial de Clubes feminino e o primeiro a garantir o título três vezes. Ele ultrapassou o rival turco Eczacibasi, que foi campeão nas edições de 2015 e 2016 e ficou com a medalha de bronze nesta edição.

Curiosamente, o time da estrela chinesa Ting Zhu, campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016, garantiu suas três taças com vitórias sobre times brasileiros. Em 2013 e 2017 bateu o Rexona na final e, este ano, derrotou o Minas. As três vitórias foram incontestáveis, todas por 3 a 0.

Uma máquina de ganhar títulos (Vakifbank/Instagram/Reprodução)

Essa foi a quinta participação do Vakifbank no Mundial de Clubes. Além dos três ouros, tem uma prata – em 2011, em Doha, no Catar, onde perdeu a final para o Rabita Baku, do Azerbaijão, por 3 a 0 – e um bronze em 2016, em Manila – ao derrotar o Volero, da Suíça, por 3 a 1, na decisão do 3º lugar.

É o clube mais condecorado da Turquia internacionalmente. É o atual campeão mundial, europeu, do Campeonato Turco e da Copa Turca. Tem quatro títulos europeus na história: 2011, 2013, 2017 e 2018 – este ano, derrotou o Alba Blaj, da Romênia, na decisão, em Bucareste. Tem ainda no currículo quatro medalhas de prata e uma de bronze no Campeonato Europeu.

Zhu, MVP do Mundial 2018 (FIVB)

Fundado em 1986 como Gunes Sigorta Sports Club, em Istambul, fundiu-se mais tarde com o Vakifbank Sports Club, em Ancara, para tomar sua forma atual. O clube acumula um recorde de 10 Campeonatos Turcos, além de 6 Copas Turcas.

O Vakifbank já apareceu até no Livro Mundial de Recordes, o Guiness, com uma série de 73 vitórias consecutivas em todas as competições que disputou de 23 de outubro de 2012 a 22 de janeiro de 2014. A série histórica terminou com uma derrota para o seu outro rival local, o Fenerbahce, de Istambul.

Campeão Europeu em 2018 (FIVB)

POR PATRICIA TRINDADE

Veja também

A foto oficial do Flamengo para a temporada

A manhã de sexta-feira foi de muito trabalho e um pouco de descontração para a equipe do F…