Home Mundial de Clubes Minas faz jogo-treino com o Eczacibasi em Shaoxing. Lavarini elogia time
Mundial de Clubes - 2 de dezembro de 2018

Minas faz jogo-treino com o Eczacibasi em Shaoxing. Lavarini elogia time

Equipe turca é uma das favoritas ao título mundial na China

 

A antevéspera da estreia no Campeonato Mundial feminino de clubes foi movimentada para o Minas.

Neste domingo, a equipe de Belo Horizonte treinou no ginásio oficial da competição e, no período da tarde, o time fez um jogo treino contra o Eczacibasi, da Turquia, no Complexo Esportivo de Shaoxing, na China.

O técnico Stefano Lavarini trabalhou muito a recepção e a defesa das atletas no primeiro treino, com duração de cerca de 1h30. Já no início da noite, Minas e Eczacibasi fizeram um jogo-treino. Segundo a assessoria do clube mineiro, “nada de preocupação com os resultados, apenas a qualidade técnica e tática”. Lavarini e Marco Aurélio Motta, técnico brasileiro da equipe turca, em comum acordo, fizeram diversas substituições em suas equipes, pararam o jogo por várias vezes para orientar as suas atletas e testaram algumas jogadas táticas.

Stefano iniciou o treino com Macris, Bruna Honório, Mara, Carol Gattaz, Natália, Gabi e a líbero Léia, mas, durante o jogo, o treinador usou as demais jogadoras do elenco. O Minas teve bom volume de jogo e o ataque e a defesa funcionaram bem.

O italiano gostou do treinamento e comentou que o time mostrou muita qualidade para brigar contra todas as grandes forças do campeonato.

– O jogo-treino foi muito importante e interessante por alguns aspectos. Primeiro, porque o nosso adversário é um dos melhores times do mundo e, mesmo assim, deu para ver que o nosso time tem qualidade e é bastante competitivo. É lógico que eles têm qualidade a mais que a gente, mas, em uma disputa, se a gente acertar as nossas qualidades, dá até para brigar. Em segundo lugar, foi importante porque a gente precisava medir o nosso ponto forte, que o side-out, no sentido de qualidade de passe e ataque, contra um bloqueio muito alto. Hoje, deu para ver que o nosso ponto forte é muito competitivo. Observamos também que precisamos melhorar mais o nosso saque e temos que crescer no sentido bloqueio e defesa. No início, não fomos muito eficazes, mas, no decorrer do jogo, o time melhorou um pouco e deu resultado. Usamos o jogo treino para testar a nossa parte tática e isso me deixou muito satisfeito. O nosso time mostrou que está pronto para brigar com todos, mesmo contra times que têm maior potencial.

O Minas está no grupo A do Mundial, ao lado do Zhejiang Jiaxing, time da casa, do Vakifbank, da Turquia, e do Volero Le Cannet, da França. No grupo B estão o Altay VC, do Cazaquistão, o Eczacibasi, da Turquia, o Supreme, da Tailândia, e o Dentil/Praia Clube.

Veja também

Academia do Voleibol: diferenças entre Brasil e EUA

A edição da noite desta segunda-feira da Academia do Voleibol deu continuidade à série ini…