Home Praia Ana Patrícia e Rebecca vencem duas vezes e estão nas oitavas de final na Holanda
Praia - 3 de janeiro de 2019

Ana Patrícia e Rebecca vencem duas vezes e estão nas oitavas de final na Holanda

Brasil começa bem na primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2019

O Brasil começou com vitórias importantes na etapa quatro estrelas de Haia (Holanda), a primeira do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019. Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) venceram duas vezes pelo grupo C nesta quinta-feira (03.01) e já garantiram presença nas oitavas de final da competição. Elas aguardam as adversárias que sairão de duelo da repescagem, ainda sem cruzamento definido.

A primeira vitória do dia veio contra as polonesas Brzostek/Wachowicz, por 2 sets a 0 (21/14, 21/18). Horas depois, valendo o primeiro lugar do grupo, triunfo sobre as austríacas Schützenhöfer/Plesiutschnig também em dois sets diretos, com parciais de 21/14, 21/19. Ana Patrícia comentou a primeira experiência jogando em quadra coberta e os resultados positivos na estreia do torneio na Holanda.

– Felizmente começamos o ano com o pé direito, com essas duas primeiras vitórias de 2019. Vamos continuar trabalhando aqui em Haia para chegar o mais longe possível, é uma competição muito importante para nós, para somarmos pontos no ranking. Nunca tinha tido essa experiência de jogar vôlei de praia em uma quadra coberta, mas estou adorando, é um clima muito bacana. As quadras são climatizadas, a luz é diferente, mantém a necessidade de se adaptar rápido, que é uma característica bastante particular do vôlei de praia. Conseguimos fazer isso bem neste começo, vamos seguir fortes aqui – disse a mineira de 1,94m.

Ana Patricia e Rebecca estão nas oitavas de final (Instagram/Reprodução)

No naipe masculino, apenas o classificatório aconteceu nesta quinta-feira. Marcio Gaudie e Vinícius Freitas (RJ/ES) acabaram superados no Round 2 pelos finlandeses Jyrki Nurminen e Santeri Siren, por 2 sets a 0 (21/15, 21/10), dando adeus ao torneio. Outras duas duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas: Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), que estreiam nesta sexta-feira.

O campeão olímpico Ricardo e seu parceiro medalhista pan-americano Álvaro Filho jogarão às 6h20 (de Brasília) contra os italianos Andrea Abbiati e Tiziano Andreatta, no grupo F. Já Pedro Solberg e Bruno Schmidt encaram na primeira partida os franceses Arnaud Gauthier-Rat e Quincy Aye, às 5h30, pelo grupo G.

As duplas campeãs em Haia recebem 800 pontos no ranking geral da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de cerca de R$ 78 mil em premiações. Em 2018, Carolina Solberg e Maria Elisa (RJ) ficaram com a prata no torneio. Em oito etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 23 medalhas (10 de ouro, cinco de prata e oito de bronze).

O torneio em Haia será disputado em quadras cobertas, montadas em um ginásio. Os jogos serão disputados no complexo esportivo de Zuiderpark com todas as quadras em local fechado, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.

Arena de vôlei de praia indoor é climatizada (FIVB)

São 32 duplas em cada gênero, sendo que 24 já estão classificadas pelo ranking, enquanto outras oito garantem a vaga na disputa do classificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do naipe masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda (PR/SE). Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.

Confira aqui todos os resultados do dia.

Veja também

Brasil vai disputar 7º lugar na Copa Pan-Americana

A Seleção Brasileira sub-21 segue sem vitória na Copa Pan-Americana masculina. Neste sábad…