Home Superliga Fiat/Minas derrota o Corinthians-Guarulhos na abertura do returno da Superliga
Superliga - 11 de janeiro de 2019

Fiat/Minas derrota o Corinthians-Guarulhos na abertura do returno da Superliga

O Fiat/Minas derrotou o Corinthians/Guarulhos por 3 sets a 1  – parciais de 25/20, 25/17, 22/25 e 25/22 -, nesta sexta-feira, na Arena do Minas, em Belo Horizonte, na abertura do returno da Superliga Cimed Masculina 2018/2019, e subiu da oitava para a sexta posição, ao menos temporariamente. Os demais jogos da rodada acontecem neste sábado e os minastenistas podem ser superados pelo Vôlei Um/Itapetininga e pelo Copel/Telecom/Maringá.

O Minas repetiu o resultado do turno, quando também venceu os paulistas por 3 sets a 1, em Guarulhos.  O maior pontuador do jogo foi o oposto minastenista Davy, com 24 pontos (19 de ataque, 3 de bloqueio e 2 de saque). O jogador de 21 anos e 1,97m de altura, umas das maiores revelações da Superliga, foi eleito o melhor em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei. O central Flávio foi o segundo maior pontuador do Minas, com 13 acertos (10 de ataque e 3 de bloqueio). Pelo Corinthians, o destaque foi o ponta Diogo, com 15 pontos, todos de ataque.

– O segundo turno acaba tendo jogos mais complicados para a nossa equipe. Como já jogamos contra todos os outros, eles já conhecem o nosso jogo, as nossas marcações. Mas, do mesmo jeito que eles conhecem nossa forma de jogar, nós também conhecemos como jogam as outras equipes – disse Davy.

O oposto Davy e o Troféu Viva Vôlei (Orlando Bento/MTC)

Essa foi a sexta vitória do Minas, que agora tem 17 pontos (6 vitórias e 6 derrotas na competição). O Corinthians segue em nono na tabela, com 12 pontos (4 vitórias e 7 derrotas). O próximo desafio dos jogadores comandados pelo técnico Nery Tambeiro é pela Copa Brasil. O time enfrenta o líder Sesc RJ, na próxima quarta-feira, às 20h, na Arena Jeunesse, no Rio de Janeiro. Quem vencer, avança às semifinais do torneio, e vai enfrentar o EMS/Taubaté/Funvic, que na última quinta-feira eliminou o Vôlei Renata com a vitória por 3 sets a 1 na fase final, que será disputada na cidade de Lages (SC), nos dias 26 e 27 deste mês.

Pela Superliga, o Minas volta a jogar no dia 19 (sábado), contra o Vôlei Renata, às 17h, no ginásio do Taquaral, em Campinas. O Corinthians recebe o Taubaté, dia 20 (domingo), às 18h, em Guarulhos. Os dois jogos terão transmissão pela TV Gazeta e pelo site www.tvgazeta.com.br.

O jogo

O Minas dominou os dois primeiros sets, abrindo 2 a 0 no placar, sem problemas, com parciais de 25 a 20 e 25 a 17. No terceiro set, o Corinthians saiu na frente e a parcial foi bem equilibrada, com os dois times se revezando na frente do marcador a partir do oitavo ponto. A equipe do líbero Serginho abriu 20 a 17 em um erro de Davy, mas o Minas empatou em 20 a 20 nos contra-ataques comandados justamente pelo oposto.

Corinthians é o nono colocado na Superliga (Orlando Bento/MTC)

Os paulistas voltaram a abrir 22 a 20, mas em um bloqueio o Minas diminuiu para 22 a 21. Os visitantes chegaram ao set point após um bom rali concluído por Fábio na ponta: 24 a 22. Em um bloqueio de Rivaldo sobre Bob, o Minas fechou o set em 25 a 22.

No quarto set, o Minas fez 8 a 4, voltando ao ritmo forte de amortecer os ataques rivais no bloqueio e pontuando nos contra-ataques.  O Corinthians, no entanto, encostou em 8 a 6, mas os donos da casa mantiveram o ritmo. Em uma defesa espetacular de Rogerinho e ataque de Davy, os minastenistas fizeram 11 a 8.

Os corintianos diminuíram em 12 a 10 em um ace de Gabriel. Em um bloqueio de Riad sobre Bob, os paulistas encostaram de vez: 13 a 12. Em um contra-ataque, Fábio empatou: 13 a 13. Nesse ponto, a inexperiência dos jovem do time do Minas era visível e começou a pesar.

Fiat/Minas comemora a sexta vitória na Superliga (Orlando Bento/MTC)

Nery Tambeiro pediu tempo e acalmou a equipe. Em um erro de ataque do Corinthians, o Minas voltou a abrir dois pontos de vantagem: 18 a 16. Os visitantes tiveram a chance de empatar, mas Gabriel parou no bloqueio de Flávio: 19 a 17. Os paulistas encostaram em um erro de Flávio, fazendo 19 a 18, mas em dois erros do rival, o Minas voltou a comandar o placar com 21 a 18. O técnico Gersinho pediu tempo e a sua equipe diminuiu a diferença: 21 a 20. Em um erro de saque do rival, o Minas fez 22 a 20. Fábio virou na entrada da rede e encostou novamente: 22 a 21. Em uma indefinição entre Davy e Rogerinho na defesa, o Corinthians empatou em 22 a 22, mas errou o saque na sequencia: 23 a 22 para os donos da casa. Em um contra-ataque, Bob atacou na entrada da rede e fez o 24º ponto. Davy, em um bloqueio simples sobre Fábio, fechou o set em 25 a 22 e o jogo em 3 sets a 1.

Fiat/Minas: Marlon, Flávio, Bob, Honorato, Matheus, Davy e Maique (líbero).
Entraram: Rogerinho, Cledenilson, Carísio, Felipe Roque e Piá.
Técnico: Nery Tambeiro

Corinthians Guarulhos: Marcelinho, Diogo, Riad, Nicolas, Luan, Fábio e Serginho (líbero).
Entraram: Fábio, Rivaldo, Cris, Yago e Gabriel.
Técnico: Gerson de Oliveira.

O Fiat/Minas marcou 8 ponto de bloqueio, contra 6 do Corinthians/Guarulhos (Orlando Bento/MTC)

SUPERLIGA CIMED MASCULINA 18/19

Primeira rodada do segundo turno

11.01 (SEXTA-FEIRA) – Fiat/Minas (MG) 3 x 1 Corinthians-Guarulhos (SP) – parciais de 25/20, 25/17, 22/25 e 25/22 – às 18h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – GLOBOESPORTE.COM

12.01 (SÁBADO) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Caramuru Vôlei (PR), às 17h, no ginásio Abaeté, em Taubaté (SP) – TV GAZETA

12.01 (SÁBADO) – Sesi-SP x São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão (SP), às 18h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) – GLOBOESPORTE.COM

12.01 (SÁBADO) – Sesc RJ x Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 19h, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ) – CANAL VÔLEI BRASIL

12.01 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei UM Itapetininga (SP), às 20h30, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV 2

13.01 (DOMINGO) – São Judas Voleibol (SP) x Vôlei Renata (SP), às 18h, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP) – TV GAZETA

LEIA TAMBÉM

EMS/Taubaté recebe o Caramuru, de olho na terceira colocação

Ribeirão Preto encara o “patrão” Lipe no primeiro jogo do ano

Isac admite que Sada/Cruzeiro está devendo na temporada

Veja também

Santo André vira sobre o Vôlei Renata

Primeiro dia, primeira zebra. O Vôlei Renata, atual bicampeão do Campeonato Paulista, estr…