Home Destaques Com Sul-Americanos aprovados, Minas Gerais se prepara para Pré-Olímpico
Destaques - Internacional - 5 de março de 2019

Com Sul-Americanos aprovados, Minas Gerais se prepara para Pré-Olímpico

Quadrangular feminino que definirá vaga em Tóquio está prestes a ser confirmado

Nas duas últimas semanas, Minas Gerais se transformou na casa do vôlei sul-americano. A capital Belo Horizonte recebeu os torneios continentais feminino e masculino, vencidos respectivamente por Itambé/Minas e Sada/Cruzeiro, que carimbaram assim os passaportes para o Campeonato Mundial de Clubes.

O momento agora é de balanço, já pensando em melhorias para o próximo grande evento internacional de vôlei marcado para o estado. No início de agosto, BH será palco de um dos quadrangulares do Pré-Olímpico feminino, valendo uma vaga na Olimpíada de Tóquio-2020 (correção na informação anteriormente postada).

O evento, ainda a ser confirmado, será mais uma vez co-organizado pela Confederação Sul-Americana (CSV) e a Federação Mineira (FMV), uma vez que a Confederação Brasileira (CBV) não aceitou pagar os valores pedidos pela Federação Internacional (FIVB): cerca de US$ 500 mil

– O balanço é muito positivo. Nos Sul-Americanos, contamos com a estrutura de ponta do Minas Tênis Clube e o apoio do Grupo Sada. Para nós foi importante ter quatro equipes mineiras participando dos Sul-Americanos (Minas nos dois naipes como organizador, além de Sada/Cruzeiro e Dentil/Praia Clube, atuais campeões da Superliga). A logística oferecida, hospedagem, alimentação, ginásio de alto nível, tudo isso fez com que equipes se sentissem bem, ficando bem satisfeitas com tudo que foi proposto e realizado – comentou Tomás Mendes, presidente da FMV.

Vittorio Medioli, Ricardo Santiago e Tomás Mendes, antes do Sul-Americano (Orlando Bento/MTC)

Nos próximos dias, deverá ser anunciado um evento para apresentação do Pré-Olímpico, com os detalhes para mídia e público.

– Aprendemos bastante com os Sul-Americanos e mostramos nosso nível de organização. Agora é aprender com os acertos e corrigir os erros. O torneio masculino, por exemplo, aconteceu no Carnaval. O calendário é um tema que deve ser discutido pela comunidade do vôlei, pois a cada ano é internacionalmente de um jeito. Era a única data que tínhamos e isso certamente prejudicou a presença de público. Para o Pré-Olímpico, vamos sair de um ginásio muito bom, o do Minas, rumo ao Mineirinho, que precisará ter a estrutura melhorada – disse Tomás.

Recentemente, o histórico ginásio passou por obras antes de receber uma apresentação do Cirque du Soleil. Novas cadeiras, por exemplo, foram instaladas. O local, que já recebeu partidas de vôlei com mais de 25 mil pessoas anos atrás, agora deve estar limitado, após a nova configuração, a um máximo de 12 mil para o Pré-Olímpico.

O mítico ginásio do Mineirinho (Divulgação CBV)

Tomás, em seu segundo ano de mandato na FMV, encerra com a satisfação pelo ótimo momento do vôlei mineiro. Sada/Cruzeiro e Itambé venceram os Sul-Americanos, a última Copa Brasil teve duas finais entre representantes do estado (Cruzeiro x Fiat/Minas e Dentil/Praia Clube x Itambé/Minas), enquanto a Superliga também é liderada pelos campeões continentais.

– Temos trabalhado buscando proximidade com os clubes, levando o que temos de melhor e assim, em conjunto com eles, crescer o nosso voleibol. E não é apenas no adulto, que todo mundo vê e sabe os resultados. Em 2018, nos quatro Brasileiros de seleções, Minas ganhou três, algo que nunca havia acontecido na história. Nos Brasileiros de Clubes, do sub-16 ao sub-21, todas as finais tiveram representantes mineiros. Mostra que estamos no caminho certo na base e no alto rendimento.

LEIA TAMBÉM

+ Opinião: Sada/Cruzeiro vence remontagem e não para de levantar títulos

Mara e uma história recheada por superações

Oficializados os participantes da Copa do Mundo

Natália tem fissura na costela

Um papo com o campeão olímpico Bruno Schmidt

Veja também

Mineiro masculino: divulgados os oito participantes

A Federação Mineira anunciou, nesta terça-feira, os oito participantes do Estadual masculi…