Home Destaques Egonu desequilibra e Novara elimina o Vakifbank na Champions, no golden set
Destaques - Internacional - 11 de abril de 2019

Egonu desequilibra e Novara elimina o Vakifbank na Champions, no golden set

Oposta italiana marcou 39 pontos, nove deles no set desempate. Zhu marcou 26

Com 39 da oposta italiana Paola Egonu – 9 deles no Golden Set -, o Novara eliminou o poderoso Vakifbank da Liga dos Campeões na semifinal e está na final do torneio.

Depois de vencer o primeiro jogo da semifinal, semana passada, na Turquia, por 3 a 0, as italianas poderiam até perder por 3 a 2, nesta quarta-feira, em casa, mas acabaram sendo derrotadas por 3 sets a 1 (25/23, 25/20, 15/25 e 25/21), e a decisão foi para o set desempate.

No tie-brak disputadíssimo, o Novara venceu por 16 a 14, despachando as atuais campeãs da Champions e garantindo a decisão italiana na Liga dos Campeões 2018/2019.

Paola Egonu foi a MVP da partida (Divulgação)

O adversário na final será o Conegliano, que conquistou um lugar na decisão após eliminar o também turco Fenerbahce, na última terça-feira.

A final, em jogo único, será no dia 18 de maio, em Berlim, na Alemanha.

O Novara disputa uma final de Champions pela primeira vez na sua história. É também a primeira vez que a Liga dos Campeões Feminina terá uma decisão entre times italianos. Esta será a sexta decisão entre os dois times nas duas últimas temporadas. Elas se enfrentaram duas vezes na Supercopa da Itália (2017 e 2018) e duas na final da Copa da Itália (2018 e 2019), bem como na final do Campeonato Italiano de 2018.

O time de Egonu perdia o golden set por 14 a 12. A campeã olímpica, Ting Zhu, destaque do Vakifbank, marcou 26 pontos, com 44% de eficiência e Egonu foi eleita a MVP da partida.

Pelo Novara, além dos impressionantes 39 pontos de Egonu, a ponteira Francesca Piccinini marcou 8, Michelle Bartsch, 16, Veljkovi 8, Cristina Chirichella, 5. Pelo Vakifbank, Zhu marcou 26 vezes, Sloetjes 18, Milena Rasic 10, Robinson 9 e Cansu Ozbay, 6.

No duelo entre Zhu e Egonu, a italiana levou a melhor, marcando 39 pontos, contra 26 da chinesa (Divulgação)

“Eu tenho perseguido esta oportunidade por 37 anos e finalmente consegui. Vamos para Berlim, estamos felizes e orgulhosos. O final do set de ouro? Nunca desistimos, no momento crucial em que nos superamos na defesa e Paola fez o resto, colocando as bolas decisivas no chão”, comemorou a líbero do Novara, Stefania Sansonna.

“Fizemos algo grande, mas ainda há um último objetivo importante a ser alcançado. Em Berlim, nos encontraremos novamente com o Conegliano, uma final totalmente italiana é uma coisa linda e importante para todo o vôlei italiano. Vamos trabalhar para estarmos prontas e jogar tudo que pudermos. Antes, porém, voltamos a pensar no campeonato, o foco está todo no jogo de sábado”, disse a ponteira Francesca Piccinini, referindo-se ao confronto contra o Firenze, sábado, pelo segundo jogo dos playoffs das quartas de final da Liga Italiana.

O Novara, que terminou a fase classificatória na segunda posição, atrás do Conegliano, foi surpreendido pelo Firenze, sétimo colocado, com uma derrota por 3 sets a 0 no primeiro confronto da série melhor de três, no último sábado, e precisa vencer o segundo duelo para não ser eliminado do Campeonato Italiano.

LEIA TAMBÉM

Novara elimina o Vakifbank, no golden set, com 39 pontos de Egonu

De virada, Sesi-SP derrota o Sesc RJ e já pode garantir vaga na final no próximo sábado

Civitanova bate poloneses e vai encarar o Zenite Kazan na final da Champions

EMS/Taubaté vira para cima do Sada/Cruzeiro e faz 2 a 0 na série semifinal

+ Dentil/Praia Clube atropela o Sesi/Bauru de novo e vai à final da Superliga

Itambé/Minas sofre em Osasco, mas se garante na decisão

Adenízia pede afastamento da Seleção e deixa Tóquio-2020 em aberto

Um papo com Macris sobre Seleção, veganismo, ranking e futuro

+ Patrocínio do Sesc é renovado e time feminino começa a reconstrução

Veja também

Santo André vira sobre o Vôlei Renata

Primeiro dia, primeira zebra. O Vôlei Renata, atual bicampeão do Campeonato Paulista, estr…