Home Praia Tóquio-2020 revela calendários das competições
Praia - Seleção Brasileira - Tóquio-2020 - 17 de abril de 2019

Tóquio-2020 revela calendários das competições

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 anunciou o calendário de competições para o recorde de 33 modalidades esportivas, incluindo o vôlei e o vôlei de praia. Com início marcado para a manhã seguinte à Cerimônia de Abertura, a ser realizada no dia 24 de junho, no Estádio Olímpico, a bola começa a subir nas quadras de vôlei às 9h, horário local, do dia 25.

Os jogos de vôlei serão disputados na Arena Ariake, com 15.000 lugares, com masculino e feminino se alternando dia a dia. A disputa entre os homens começará dia 25 de julho, com os dois jogos que definem as medalhas marcados para 8 de agosto. A briga pelo bronze está marcada para as 13h30 e a disputa pelo título olímpico para as 21h15. A competição feminina decolará em 26 de julho para terminar em 9 de agosto, com a disputa pelo terceiro lugar às 9h e a grande final às 13h30.

Em cada gênero, 11 equipes se juntarão às equipes do Japão, anfitrião dos Jogos. Os seis primeiros surgirão dos torneios de qualificação intercontinental a serem realizados no final deste ano – de 2 a 4 de agosto para as mulheres e de 9 a 11 de agosto para os homens. As cinco vagas restantes (uma por confederação continental) serão distribuídas pelos torneios continentais de qualificação.

O vôlei de praia será disputado no Shiokaze Park, com vista deslumbrante da icônica Ponte de Arco-íris de Tóquio e da bela Baía de Tóquio, entre 25 de julho e 8 de agosto. Em ambos os sexos, as semifinais serão disputadas no dia 6 de agosto. No dia 7 as mulheres jogam pelo bronze às 10h e, na sequência, será disputado o ouro. O mesmo cronograma será observado em 8 de agosto para completar o torneio masculino de vôlei de praia.

– Estamos todos ansiosos para os Jogos de Tóquio, quando esperamos que o vôlei repita o enorme sucesso da Rio 2016. O vôlei teve suas arenas lotadas, apresentou um novo espetáculo para os torcedores e foi o esporte mais visto pela televisão em toda a Olimpíada. É uma enorme motivação para que 4 anos depois nossa modalidade se supere e faça torneios ainda melhores – destacou Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB)

Serão 24 equipes femininas e 24 masculinas participando da competição de vôlei de praia de Tóquio 2020, com cada nação representada por no máximo duas duplas por gênero. O Japão terá automaticamente o direito de entrar com uma dupla por gênero. Um país garantirá a vaga ao vencer o Campeonato Mundial de Voleibol de Praia da FIVB em Hamburgo, de 28 de junho a 7 de julho deste ano. Duas vagas serão distribuídas durante o torneio olímpico de qualificação em Haiyang, de 18 a 22 de setembro de 2019. Outras 15 equipes serão classificadas pelo ranking olímpico da FIVB na data de 15 de junho de 2020. As cinco vagas restantes (uma por confederação continental) serão distribuídas nas cinco finais da Copa Continental, de 22 a 28 de junho de 2020.

LEIA TAMBÉM

Entrevista exclusiva com a bicampeã olímpica Sheilla

Sander fala em volta ao Sada/Cruzeiro no futuro

Renan solta a primeira lista dos convocados para a Seleção Masculina

Adenízia pede afastamento da Seleção e deixa Tóquio-2020 em aberto

Um papo com Macris sobre Seleção, veganismo, ranking e futuro

+ Patrocínio do Sesc é renovado e time feminino começa a reconstrução

Veja também

Mineiro masculino: divulgados os oito participantes

A Federação Mineira anunciou, nesta terça-feira, os oito participantes do Estadual masculi…