Coluna: Que momento para Leal ser da Seleção!

Não existe um cenário melhor para a chegada de Leal à Seleção Brasileira do que o desenhado nos últimos dias.

O ponta foi protagonista nas duas conquistas do Civitanova no período de uma semana: a Champions League e o Campeonato Italiano. Enfrentou dois dos melhores times do planeta (Zenit Kazan e Perugia), voltou a mostrar um voleibol de alto nível, após certa instabilidade no início da trajetória, e saiu com o moral elevado ao fim da temporada de estreia no clube italiano.

Para o primeiro estrangeiro a defender a Seleção Brasileira na história, tais credenciais são essenciais. Primeiramente para o próprio Leal ter a certeza de que foi convocado por mérito e pelo momento. E também para quem irá recebê-lo agora como companheiro, não mais como adversário.

Foi um longo trâmite iniciado quatro anos atrás, quando Leal defendia o Sada/Cruzeiro, com o processo de naturalização e depois a quarentena obrigatória imposta pela Federação Internacional para qualquer atleta com histórico pela seleção do país-natal. No caso dele, a cubana. Durante todo esse processo, a discussão sobre a presença dele com a Amarelinha existiu com força nos bastidores. No início ele estava longe de ser unanimidade. Aos poucos, as resistências foram caindo. Nos últimos meses, o fato de o levantador Bruninho, capitão da Seleção, ser companheiro de Leal no Civitanova foi importante para aceleração deste processo.

No próximo dia 27, Leal se juntará ao elenco da Seleção, na cidade de Katowice, na Polônia, local da primeira etapa da Liga das Nações. E tem tudo para se sentir em casa.

Por Daniel Bortoletto, publicado inicialmente no LANCE!

LEIA TAMBÉM

+ Novara bate o Civitanova e conquista a Champions League

+ Leal é inscrito para defender o Brasil na Liga das Nações

+ Civitanova vira sobre o Perugia e conquista o Italiano

+ Eczacibasi oficializa a contratação de Natália

Notícias recentes

Brasil derrota a China no Mundial sub-21

A Seleção Brasileira abriu a segunda fase do Campeonato Mundial sub-21, em Manama, no Bahrein, com vitória. Na madrugada desta…

7 horas atrás

Hairton Cabral: “A equipe achou que já estava resolvido e deixamos elas reagirem”

A Seleção Brasileira sub-20 feminina ficou com a sexta posição no Mundial da categoria, que aconteceu no México. No domingo,…

11 horas atrás

Nem Julia nem Tainara. Destaque do Brasil no Mundial Sub-20 foi Kisy Nascimento

A oposta Kisy Nascimento foi o destaque da Seleção Brasileira Feminina Sub-20 no Mundial da categoria, que terminou na noite…

12 horas atrás

Em virada sensacional, Japão bate a Itália e é campeão Mundial Sub-20

Numa virada emocionante, que levou a torcida mexicana, que lotou o ginásio, à loucura, o Japão derrotou a Itália por…

13 horas atrás

Brasil leva virada e termina Mundial em 6º

A Seleção Brasileira feminina sub-20 se despediu do Campeonato Mundial do México com derrota e na sexta colocação. Neste domingo,…

21 horas atrás

Título para Alison e Álvaro Filho em Portugal

Em "confronto direto" na corrida olímpica, Alison e Álvaro Filho levaram a melhor sobre André Stein/George por 2 sets a…

23 horas atrás