ranking
Home Liga das Nações Placar geral de Brasil x China aponta 39 vitórias brasileiras contra 26 das asiáticas
Liga das Nações - 20 de maio de 2019

Placar geral de Brasil x China aponta 39 vitórias brasileiras contra 26 das asiáticas


O anfitrião Brasil enfrenta a campeã olímpica China, nesta terça-feira, às 20h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), e a Rússia tem pela frente a República Dominicana, na abertura da rodada, às 17h, na estreia das quatro seleções na Liga das Nações 2019. Veja abaixo algumas curiosidades das equipes que disputam essa primeira semana de jogos, no Brasil.

Brasil x China

· Brasil e China se encontrarão pela 66ª vez em grandes competições mundiais (Liga das Nações de, Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Grande Prêmio Mundial e Copa dos Campeões) e pela quarta vez na Liga das Nações.

· A China venceu 26 de seus 65 jogos anteriores contra o Brasil, em nível mundial, incluindo as quartas de final da dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e a disputa do terceiro lugar na Liga das Nações de 2018.

· O recorde de 39 vitórias do Brasil sobre a China é o maior de todos os tempos contra uma única equipe em grandes competições mundiais. Nenhuma outra equipe venceu mais de 31 partidas de nível mundial contra a China (Estados Unidos também tem 31).

· O Brasil venceu a China tanto na fase preliminar (3-2) como na fase final (3-0) da Liga das Nações de 2018.

· Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a China conquistou uma vitória de cinco sets sobre o Brasil nas quartas de final a caminho de sua terceira medalha de ouro olímpica.

Brasil estreia contra a China, nesta terça-feira, às 20h, no Ginásio Nelson Nilson (FIVB/Divulgação)

Brasil

· O Brasil terminou em quarto lugar na Liga das Nações de 2018. A Seleção Brasileira foi eliminada pela Turquia por 3 a 0 nas semifinais e depois perdeu pelo mesmo placar para as chinesas na disputa pelo bronze.

· O Brasil iniciou a sua campanha na Liga das Nações de 2018, com uma derrota por 3 a 1 no primeiro jogo contra a Alemanha, antes de vencer cada um dos seus próximos nove jogos na competição.

· Tandara Caixeta marcou 231 pontos na fase classificatória da Liga das Nações de 2018, pelo menos 84 a mais do que qualquer outra jogadora da equipe (A central Bia marcou 147).

· Tandara foi a maior pontuadora do Brasil em dos últimos quatro jogos da Liga das Nações de 2018 (todos na rodada final), somando 71 pontos.

· Apenas Agnieszka Kakolewska, da Polónia (52), marcou mais pontos em bloqueios na fase preliminar da Liga das Nações de 2018 do que a central Adenízia (48).

Tandara foi a maior pontuadora do Brasil na Liga das Nações 2018 (FIVB/Divulgação)

China

· Campeã olímpica China terminou em terceiro lugar na Liga das Nações de 2018, após derrotar o Brasil por 3 sets a 0 (25-18, 25-22, 25-22).

· Liu Xiatong (120) e Li Yingying (120) foram as principais pontuadoras da China na fase preliminar da Liga das Nações de 2018.

· A ponteira Zhu Ting MVP dos Jogos do Rio-2016 foi a maior pontuadora da China em cada um dos seus quatro jogos da Liga das Nações de 2018 (todos na rodada final), combinando-se com um total de 87 pontos.

· Nenhuma jogadora marcou mais pontos na final da Liga das Nações de 2018 do que Zhu Ting (87). Michelle Bartsch-Hackley, dos EUA, veio logo depois, com 78 pontos.

A oposta Li Yingying é uma das revelações da Seleção Chinesa (Divulgação)

Rússia x  República Dominicana 

· A Rússia (incluindo a União Soviética e CEI) venceu todos os seus 14 jogos contra a República Dominicana em grandes competições mundiais (Liga das Nações, Jogos Olímpicos, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Grande Prêmio Mundial e Copa dos Campeões).

· A República Dominicana jogou apenas mais partidas importantes de nível mundial contra o Brasil (20), mas também nunca venceu.

A russa Irina Voronkova (FIVB/Divulgação)

Rússia

· A Rússia (incluindo a União Soviética e a CEI) venceu cinco das seis principais competições mundiais (Liga das Nações de Voleibol, Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, Taça do Mundo, Grande Prémio Mundial e Taça dos Grandes Campeões). Eles só precisam vencer a Liga das Nações para completar o conjunto.

· O último título da Rússia em uma competição de nível mundial aconteceu em 2010, quando venceuo Brasil por 3 a 2 na final do Mundial.

· Seis das sete derrotas da Rússia na Liga das Nações de 2018 aconteceram por 3 a 0.

· Irina Voronkova marcou 210 pontos na primeira rodada da Liga das Nações de 2018. Natalia Malykh seguiu com 152 pontos.

· Voronkova (210) foi uma das oito jogadores a marcar mais de 200 pontos na fase classificatória da Liga das Nações de  2018.

· Voronkova marcou 177 pontos de ataque de 397 tentativas (45%) na primeira fase da Liga das Nações de 2018. Apenas a sérvia Tijana Boškovic (49%) e a americana Michelle Bartsch-Hackley (48%) registraram uma taxa de sucesso maior.

República Dominicana

· A República Dominicana busca o seu segundo pódio em uma competição de nível mundial, depois do terceiro lugar na Copa dos Campeões de 2009.

· A República Dominicana venceu cinco de suas últimas sete partidas em nível mundial, todas por 3 a 0 e todas no Campeonato Mundial de 2018.

· Apenas a Argentina (14) e a Tailândia (13) perderam mais partidas na Liga das Nações de 2018 do que na República Dominicana (12).

· Brayelin Elizabeth Martinez (250) e Yonkaira Paola Peña Isabel (186) somam 346 dos 1072 pontos da República Dominicana na primeira fase da Liga das Nações de 2018 (32%).

· Apenas Malwina Smarzek, da Polônia (361), marcou mais pontos na primeira fase da Liga das Nações de Voleibol de 2018 do que Martinez (250).

A líbero da República Dominicana Brenda Castillo comemora (FIVB)

LEIA TAMBÉM

+ Civitanova vira para cima do Zenit Kazan e fatura a Champions

Novara bate o Conegliano e conquista a Champions League

Leal é inscrito para defender o Brasil na Liga das Nações

Civitanova vira sobre o Perugia e conquista o Italiano 

Eczacibasi oficializa a contratação de Natália

Lloyd surpreende e é anunciada no vôlei turco

Asics anuncia lançamento de novo uniforme da Seleção

Modena anuncia fim da carreira do treinador Julio Velasco

Na mira do Sada/Cruzeiro, esloveno fecha com o Trentino