Categorias: Liga das Nações

FIVB pune Kubiak após declarações xenofóbicas contra iranianos

O comitê disciplinar da FIVB decidiu aceitar a sanção imposta pelo departamento disciplinar da PZPS (Federação Polonesa de Vôlei) que deu uma punição de 6 jogos para o oposto polonês Michal Kubiak, por xenofobia. O jogador de 31 anos deu declarações ofensivas ao povo iraniano durante entrevista ao programa #PrawdaSiatki. no Youtube, no dia 26 de maio.

Kubiak vai cumprir a suspensão nas terceira e quarta semanas da Liga das Nações. Ele ficará de fora dos confrontos contra Rússia, Irã e Canadá em solo iraniano, e os confrontos contra Argentina, Sérvia e Itália, em Milão.

Além disso, o comitê disciplinar da FIVB pediu à Federação Polonesa para convidar Kubiak a se desculpar com uma carta a ser lida por um orador antes da partida entre Irã e Polônia, na próxima semana.

O levantador iraniano Marouf e o polonês Kubiak se encaram em jogo do Campeonato Mundial de 2018 (Divulgação)

Ofensas

Afshin Davari, presidente interino da Federação Iraniana de Voleibol, apresentou a queixa à FIVB, expondo o conteúdo da ofensa. Durante o programa, Kubiak deu sua opinião sobre o povo iraniano:

“Eles sempre nos insultam no campo e não nos respeitam, mas fingem ser inocentes. Os iranianos acham que são ótimos e os melhores e nós somos os piores. Mas acredito que são pessoas fatais, maliciosas e condenadas. Para mim, esta nação não existe, embora se chame orgulhosamente de persas, não de árabes. Às vezes temos que jogar com eles, mas, para mim, eles não existem “, disse o capitão polonês.

Derrota

Kubiak já não atuou na derrota da Polônia para a França, por 3 sets a 1, nesta sexta-feira, na abertura da segunda rodada da Liga das Nações. A última vez que ele esteve em quadra foi na derrota para o Brasil por 3 a 1, no último domingo, em Katowice (POL), pela terceira rodada da fase classificatória.

A Fivb não deixou claro se ele pode adiantar o cumprimento das punições a partir da segunda semana ou se ela tem de ser cumprida a partir da terceira.

LEIA TAMBÉM:

Notícias recentes

Ágatha e Duda: bronze na etapa quatro estrelas de Varsóvia

A dupla brasileira Ágatha e Duda (PR/SE) subiu novamente ao pódio do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. O…

12 horas atrás

Evandro e Bruno Schmidt avançam à semi em Varsóvia

O time brasileiro Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF) superou neste sábado (15.06) adversários pelas oitavas e quartas de final da…

12 horas atrás

Argentina bate França, com Ngapeth e Le Roux, e ajuda o Brasil

A Argentina conquistou a vitória mais importante até aqui na era Marcelo Mendez. Em Cannes, na França, neste sábado, triunfo…

13 horas atrás

Douglas enaltece maturidade da Seleção Brasileira

Maior pontuador na vitória do Brasil sobre a China por 3 a 0, neste sábado, Douglas Souza analisou o resultado,…

14 horas atrás

Coluna: O trio mais poderoso do mundo

A Seleção Brasileira masculina passou a ter o trio mais explosivo do vôlei mundial desde a estreia de Leal? A…

14 horas atrás

Brasil atropela a China e se reabilita na VNL

A Seleção Brasileira está reabilitada na Liga das Nações masculina, após o revés sofrido diante da Sérvia. o único até…

18 horas atrás