Bruna
Home Destaques Médica do Minas analisa evolução de Bruna Honório
Destaques - Estaduais - Superliga - 12 de julho de 2019

Médica do Minas analisa evolução de Bruna Honório

Bruna Honório voltou nesta quinta-feira às quadras. Ainda em trabalho de recuperação da cirurgia para a retirada de um tumor benigno no átrio esquerdo do coração, a atleta realizou as primeiras atividades com bola, no Minas I. Durante cerca de 30 minutos, a oposto Itambé/Minas sacou, passou e defendeu. O trabalho foi acompanhado e monitorado pela coordenadora técnica da medicina do Minas, Carla Tavares, e pelo preparador físico Alexandre Marinho.

Na próxima segunda-feira, Bruna Honório completará dois meses de cirurgia. O procedimento foi realizado com auxílio de técnica robótica, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Logo após a cirurgia, ela iniciou o trabalho de reabilitação, sempre monitorada pelo Departamento Médico, fisioterapeutas e preparador físico do Clube. Há três semanas, Bruna trabalha a parte física na academia do Minas e, em evolução, iniciou trabalhos moderados com bola.

– Bruna vem apresentando uma evolução muita positiva no pós-operatório. O fato de a cirurgia ter sido feita por uma técnica minimamente invasiva (robótica), facilita bastante a recuperação, além disso, ela não apresentou qualquer complicação ou intercorrência no pós-operatório e tem tido muita disciplina e força de vontade para cumprir todas as recomendações médicas. Estamos realizando a reabilitação cardiopulmonar, que é parte fundamental do processo de recuperação da atleta. Todo o trabalho tem sido feito de forma multidisciplinar com acompanhamento da medicina, fisioterapia e preparação física em todas as sessões, que são realizadas cinco vezes por semana – explica Carla Tavares, médica do Minas.

Carla destaca, ainda, que os testes realizados em Bruna nesta semana já tiveram resultados semelhantes às condições do início da temporada passada.

– Esta semana repetimos o teste cardiopulmonar, e o resultado foi o melhor possível. A capacidade cardiorrespiratória da atleta já está semelhante à condição da pré-temporada passada. Do início da reabilitação para hoje, tivemos um salto de quase 25% de VO2 (capacidade máxima do corpo de transportar e metabolizar oxigênio durante o exercício), o que é um resultado sensacional – finaliza a médica.

Após a primeira atividade em quadra, Bruna disse estar muito feliz com o trabalho.

Toda atuação das médicas com Bruna (Orlando Bento/MTC)

– Estou muito satisfeita com esse nosso primeiro treino em quadra. Eu sabia que não sentiria nada, porque a recuperação está sendo muito bem feita. Era para confirmar o quanto eu estou bem e recuperada. Fiquei muito feliz em poder voltar a trabalhar na quadra e, agora, é só evoluir. Em breve, estarei pronta para voltar a jogar em alto nível. Estou muito feliz – destacou a jogadora.

Na próxima segunda-feira, a partir das 9h, o elenco do Itambé/Minas se apresentará em definitivo para iniciar a preparação para a temporada 2019/20. As atletas que estão com a Seleção Brasileira, Macris, Léia, Sheilla e Lana, permanecem em treinamentos em Saquarema (RJ). O técnico italiano Nicola Negro chegará a Belo Horizonte no dia 20.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Edinara está fora da Superliga 2019/2020

Uma péssima notícia para o Pinheiros foi confirmada. A ponta/oposto Edinara está fora da S…