4x4
Home Praia Brasil abre Mundial de Praia com vitória no 4×4
Praia - 12 de outubro de 2019

Brasil abre Mundial de Praia com vitória no 4×4

Em Doha, no Qatar, equipe feminina do Brasil venceu a Nigéria com facilidade no 4x4

A estreia do Brasil no torneio feminino de vôlei de praia 4×4 nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha (QAT), foi positiva. Na manhã deste sábado a equipe brasileira venceu a Nigéria por 2 sets a 0 (21/7 e 21/10).

Fernanda Berti foi a maior pontuadora do duelo com 11 acertos.

A competição continua neste domingo com mais dois jogos do Brasil no grupo A. Primeiro o time verde-amarelo enfrenta a República Tcheca às 10h. Mais tarde, às 14h, será a vez do duelo contra os Estados Unidos. Nesta fase todas as equipes avançam para as quartas de final independentemente da posição nos grupos.

A equipe brasileira é representada por Bárbara Seixas (RJ), Carolina Horta (CE), Fernanda Berti (RJ), Juliana (CE), Rebecca (CE) e Tainá (SE), comandadas pela técnica Letícia Pessoa, com Reis Castro como chefe de equipe. São quatro atletas em quadra, com dois como opção na reserva. A disputa em Doha é a primeira do 4×4 sancionada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

São permitidas até quatro substituições por set. Um atleta que iniciou o set e foi substituído, só pode retornar no lugar do mesmo atleta que o substituiu. As posições em quadra são livres, respeitando, porém, a ordem do rodízio no momento do saque.

A disputa 4×4 é uma variação do vôlei de praia tradicional, disputado em duplas. A área de quadra é a mesma, um retângulo medindo 16m x 8m, mas são quatro atletas em cada time, com dois na reserva. A altura da rede também é a mesma, sendo de 2,24m no feminino. O sistema de pontuação também é o mesmo da forma tradicional, melhor de três sets, sendo o último decidido no tie-break de 15 pontos.

O Time Brasil tem a maior delegação dentre os 97 países inscritos, com 77 atletas (42 homens e 35 mulheres), de nove modalidades. Os Jogos Mundiais de Praia são realizados pela Associação Nacional dos Comitês Olímpicos Nacionais.

Veja também

Líder da primeira fase, Vôlei Renata escapa dos rivais Sesi SP e EMS/Taubaté na semi

O Vôlei Renata está na semifinal do Campeonato Paulista e vai ter uma semana cheia de trab…