Home Mundial de Clubes Martinez marca 22 pontos, mas Praia cai na estreia do Mundial para o Vakifbank
Mundial de Clubes - 3 de dezembro de 2019

Martinez marca 22 pontos, mas Praia cai na estreia do Mundial para o Vakifbank

Martinez e Haak foram as maiores pontuadoras do jogo. Gabi pontuou 12 vezes

O Dentil/Praia Clube estreou com derrota no Mundial Feminino de Clubes, na cidade de Shaoxing, na China. Na madrugada desta terça-feira, o time mineiro fez um primeiro set muito bom e chegou a jogar de igual para igual contra o Vakifbank, da Turquia, até a parte final da segunda parcial, mas acabou derrotado por 3 sets a 0 – parciais de 27-25, 25-20, 25-20 -, pela primeira rodada da fase classificatória do Grupo B. Mais cedo, pelo Grupo A, o Conegliano bateu o Eczacibasi, time da brasileira Natália, por 3 sets a 1.

A oposta dominicana Martinez – que atuou tanto na saída como na ponta ao longo da partida – marcou 22 pontos e foi o destaque do Praia, dividindo com a oposta sueca Haak, do Vakifbank, o posto de maior pontuadora do jogo. Haak foi a MVP do confronto.

Martinez é destaque

Martinez liderou o time brasileiro, que contou com atuação muito abaixo da média das suas ponteiras. Fernanda Garay marcou apenas 3 pontos, sendo que ela só foi substituída na segunda metade do terceiro set, para a entrada de Pri Daroit. Daroit começou como titular, mas também não correspondeu e deu lugar para Michelle na segunda parcial. Ela terminou o jogo com 4 pontos, e Michelle, 2.

As centrais Walewska e Carol pontuaram 4 e 7 vezes cada uma, respectivamente. A oposta norte-americana Fawcett, que entrou nas inversões e acabou ficando de vez no terceiro set após Fernanda Garay ficar no bloqueio, terminou o jogo com 8 pontos.

O técnico Paulo Coco fez muitas substituições, mexeu bastante no time, mas quando ele conseguia acertar o ataque – com Martinez e Fawcett em quadra -, o passe dava trabalho. Com as ponteiras-passadoras Pri Daroit e Fê Garay escaladas – que foi o time titular – o Praia foi mais equilibrado, mas muito dependente das definições de Martinez, já que Garay não estava num dia inspirado.

O Vakifbank atual campeão do torneio, não conta mais com a sua principal jogadora da última temporada, a ponteira chinesa campeã olímpica e MVP na Rio-2016, Ting Zhu, agora no Tianjin, da China, que também disputa o Mundial de Clubes.

Haak foi a MVP da partida (FIVB)

Ainda com altos e baixos, principalmente nos contra-ataques, o time conseguiu conter o ímpeto do Praia no primeiro. Martinez fez uma primeira parcial impecável. Mas, a equipe brasileira pecou nos erros de saque nos momentos cruciais do set e acabou perdendo.

Além dos 22 pontos de Haak, o time turco contou com 12 pontos da ponteira brasileira Gabi. As centrais pontuaram bem. Milena Rasic e Zhera Gunes marcaram 11 vezes cada uma. Karakurt entrou no segundo set no lugar de Ismailoglu, na ponta, e deu mais potência ao ataque e ao saque da equipe do técnico Giovane Guidetti.

Números

O Praia marcou 43 pontos de ataque, 5 de bloqueio, 2 de saque e contou com 15 pontos cedidos em erros por parte do Vakifbank. O time turco pontuou 48 vezes no ataque, 9 bloqueio, contou com 4 aces e somou 15 pontos cedidos pelo rival.

Na próxima rodada, a equipe do Triângulo enfrenta o Tianjin, da China, às 9h (horário de Brasília). O Vakifbank tem pela frente o Novara (ITA), às 6h.

MUNDIAL FEMININO DE CLUBES
HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Terça-feira (3.12)
Conegliano 3 x 1 Eczacibasi (25-20, 25-22, 22-25, 25-21)
Dentil/Praia Clube 0 x 3 Vakifbank (25-27, 20-25, 20-25)
6h – Itambé/Minas x Guangdong Evergrande
9h – Tianjin x Novara

Quarta-feira (4.12)
6h – Itambé/Minas x Eczacibasi
9h – Guangdong Evergrande x Conegliano

Quinta-feira (5.12)
6h – Novara x Vakifbank
9h – Dentil/Praia Clube x Tianjin
23h – Conegliano x Itambé/Minas

Sexta-feira (6.12)
3h – Dentil/Praia Clube x Novara
6h – Eczacibasi x Guangdong Evergrande
9h – Tianjin x Vakifbank
23h – Disputa de 5º a 8º

Sábado (7.12)
3h – Disputa de 5º a 8º
6h – Semifinal: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
9h – Semifinal: 1º do Grupo B x 2º do Grupo A
23h – Disputa do 7º lugar

Domingo (8.12)
3h – Disputa do 5º lugar
6h – Disputa do 3º lugar
9h – Disputa do ouro

LEIA TAMBÉM

Confira os horários e os jogos da primeira fase do Mundial Feminino

Números de Leal seguem bons na Itália

Gramado se candidata para receber as Supercopas em 2020

Veja também

Brasileiro é destaque em abertura da final grega

O central brasileiro Lucas Rangel foi o maior pontuador da primeira partida das finais do …