Home Mundial de Clubes Martinez marca 22 pontos, mas Praia cai na estreia do Mundial para o Vakifbank
Mundial de Clubes - 3 de dezembro de 2019

Martinez marca 22 pontos, mas Praia cai na estreia do Mundial para o Vakifbank

Martinez e Haak foram as maiores pontuadoras do jogo. Gabi pontuou 12 vezes

O Dentil/Praia Clube estreou com derrota no Mundial Feminino de Clubes, na cidade de Shaoxing, na China. Na madrugada desta terça-feira, o time mineiro fez um primeiro set muito bom e chegou a jogar de igual para igual contra o Vakifbank, da Turquia, até a parte final da segunda parcial, mas acabou derrotado por 3 sets a 0 – parciais de 27-25, 25-20, 25-20 -, pela primeira rodada da fase classificatória do Grupo B. Mais cedo, pelo Grupo A, o Conegliano bateu o Eczacibasi, time da brasileira Natália, por 3 sets a 1.

A oposta dominicana Martinez – que atuou tanto na saída como na ponta ao longo da partida – marcou 22 pontos e foi o destaque do Praia, dividindo com a oposta sueca Haak, do Vakifbank, o posto de maior pontuadora do jogo. Haak foi a MVP do confronto.

Martinez é destaque

Martinez liderou o time brasileiro, que contou com atuação muito abaixo da média das suas ponteiras. Fernanda Garay marcou apenas 3 pontos, sendo que ela só foi substituída na segunda metade do terceiro set, para a entrada de Pri Daroit. Daroit começou como titular, mas também não correspondeu e deu lugar para Michelle na segunda parcial. Ela terminou o jogo com 4 pontos, e Michelle, 2.

As centrais Walewska e Carol pontuaram 4 e 7 vezes cada uma, respectivamente. A oposta norte-americana Fawcett, que entrou nas inversões e acabou ficando de vez no terceiro set após Fernanda Garay ficar no bloqueio, terminou o jogo com 8 pontos.

O técnico Paulo Coco fez muitas substituições, mexeu bastante no time, mas quando ele conseguia acertar o ataque – com Martinez e Fawcett em quadra -, o passe dava trabalho. Com as ponteiras-passadoras Pri Daroit e Fê Garay escaladas – que foi o time titular – o Praia foi mais equilibrado, mas muito dependente das definições de Martinez, já que Garay não estava num dia inspirado.

O Vakifbank atual campeão do torneio, não conta mais com a sua principal jogadora da última temporada, a ponteira chinesa campeã olímpica e MVP na Rio-2016, Ting Zhu, agora no Tianjin, da China, que também disputa o Mundial de Clubes.

Haak foi a MVP da partida (FIVB)

Ainda com altos e baixos, principalmente nos contra-ataques, o time conseguiu conter o ímpeto do Praia no primeiro. Martinez fez uma primeira parcial impecável. Mas, a equipe brasileira pecou nos erros de saque nos momentos cruciais do set e acabou perdendo.

Além dos 22 pontos de Haak, o time turco contou com 12 pontos da ponteira brasileira Gabi. As centrais pontuaram bem. Milena Rasic e Zhera Gunes marcaram 11 vezes cada uma. Karakurt entrou no segundo set no lugar de Ismailoglu, na ponta, e deu mais potência ao ataque e ao saque da equipe do técnico Giovane Guidetti.

Números

O Praia marcou 43 pontos de ataque, 5 de bloqueio, 2 de saque e contou com 15 pontos cedidos em erros por parte do Vakifbank. O time turco pontuou 48 vezes no ataque, 9 bloqueio, contou com 4 aces e somou 15 pontos cedidos pelo rival.

Na próxima rodada, a equipe do Triângulo enfrenta o Tianjin, da China, às 9h (horário de Brasília). O Vakifbank tem pela frente o Novara (ITA), às 6h.

MUNDIAL FEMININO DE CLUBES
HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Terça-feira (3.12)
Conegliano 3 x 1 Eczacibasi (25-20, 25-22, 22-25, 25-21)
Dentil/Praia Clube 0 x 3 Vakifbank (25-27, 20-25, 20-25)
6h – Itambé/Minas x Guangdong Evergrande
9h – Tianjin x Novara

Quarta-feira (4.12)
6h – Itambé/Minas x Eczacibasi
9h – Guangdong Evergrande x Conegliano

Quinta-feira (5.12)
6h – Novara x Vakifbank
9h – Dentil/Praia Clube x Tianjin
23h – Conegliano x Itambé/Minas

Sexta-feira (6.12)
3h – Dentil/Praia Clube x Novara
6h – Eczacibasi x Guangdong Evergrande
9h – Tianjin x Vakifbank
23h – Disputa de 5º a 8º

Sábado (7.12)
3h – Disputa de 5º a 8º
6h – Semifinal: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
9h – Semifinal: 1º do Grupo B x 2º do Grupo A
23h – Disputa do 7º lugar

Domingo (8.12)
3h – Disputa do 5º lugar
6h – Disputa do 3º lugar
9h – Disputa do ouro

LEIA TAMBÉM

Confira os horários e os jogos da primeira fase do Mundial Feminino

Números de Leal seguem bons na Itália

Gramado se candidata para receber as Supercopas em 2020

Veja também

Superliga Feminina inicia semana com jogos que foram adiados. Veja a classificação

A oitava rodada da Superliga Feminina terminou neste sábado, com a vitória do Itambé/Minas…