Home Mundial de Clubes Mundial: Sem bola de segurança, Minas cai para o Eczacibasi
Mundial de Clubes - 4 de dezembro de 2019

Mundial: Sem bola de segurança, Minas cai para o Eczacibasi

A missão era árdua: depois de estrear no Grupo A do Mundial Feminino de Clubes com derrota por 3 a 1 para o Guangdong Evergrande, na terça-feira, o Itambé/Minas precisava vencer o Eczacibasi (TUR), um dos candidatos ao título, para se manter vivo na competição. Para manter as chances de semifinal, a equipe mineira precisa de uma série improvável de resultados, a começar pela vitória do Evergrande sobre o favorito Conegliano nesta quarta-feira, a partir das 9h (horário de Brasília).

O Minas até mostrou volume de jogo, amortecendo os ataques rivais no bloqueio – com as centrais Thaisa e Carol Gattaz confirmando a boa fase -, e construiu contra-ataques mas, sem poder de decisão nas extremidades – principalmente com Acosta e Bruna Honório, que marcaram, respectivamente, apenas 5 e 4 pontos na partida inteira -, o time mineiro foi derrotado pelas turcas por 3 sets a 0 – parciais de 25-17, 25-23 e 25-16 -, na manhã desta quarta-feira, na cidade chinesa de Shaoxing, pela segunda rodada da fase classificatória.

A oposta sérvia Tijana Boskovic foi a maior pontuadora do jogo, com 21 pontos (16 de ataque, 4 de saque e 4 de bloqueio). Outros destaques do Eczacibasi foram a coreana Kim, com 12 pontos e a ponteira brasileira Natália, com 9.

O técnico do Minas, Nicola Negro, fez uma mudança no time titular em relação ao que começou jogando na véspera contra o Evegrande, escalando a ponteira Kasiely no lugar de Deja McClenldon. Com a exceção de Kasiely, maior pontuadora do Minas com 8 pontos, ao lado de Thaisa, as demais atacantes de segurança não corresponderam. Sheilla entrou em vários momentos dos sets mas, bem marcada, não conseguiu repetir a boa atuação da partida anterior.

Muitos erros

A recepção não funcionou. Com Acosta praticamente nula no passe, Léia e Kasiely tiveram de dividir a quadra sozinhas e sofreram em vários momentos. Macris, muito burocrática no primeiro sets, acabou substituída no final da parcial por Bruninha, que deu um gás ao time no segundo set ficou até o final.

As mineiras até conseguiram equilibrar o jogo na segunda parcial, mas faltou força para virar a bola pelas extremidades nos contra-ataques. O Minas não tem jogadoras de definição, com já ficou claro e comprovado desde o início da temporada, com os jogos da Supercopa, do Campeonato Mineiro e da Superliga até agora. As estrangeiras, até o momento, não justificaram suas contratações.

Thaisa marcou 8 pontos e foi, ao lado de Kasiely, a maior pontuadora do Minas (FIVB)

No terceiro set, o Minas chegou a abrir 8 a 2 no placar, mas após duas boas passagens de Boskovic e Kim no saque, a boa vantagem se desfez rapidamente. O Eczacibasi virou para 15 a 9, marcando, na progressão, 13 pontos contra apenas um das minastenistas.

A partida reeditou a o confronto da semifinal do Mundial do ano passado, quando as minastenistas protagonizaram uma virada histórica sobre o Eczacibasi no segundo set – quando perdiam por 24 a 19 e viraram a parcial por 26 a 24 – e ganharam a partida por 3 sets a 2, se classificando para a final. Na decisão, perdeu o ouro para o Vakifbank, com a derrota por 3 a 0.

A equipe mineira volta à quadra na quinta-feira, às 23h (horário de Brasília), contra o Conegliano (ITA).

Por Patrícia Trindade

MUNDIAL FEMININO DE CLUBES (horário de Brasília)

Terça-feira (3.12)
Conegliano 3 x 1 Eczacibasi (25-20, 25-22, 22-25, 25-21)
Dentil/Praia Clube 0 x 3 Vakifbank (25-27, 20-25, 20-25)
Itambé/Minas 1 x 3 Guangdong Evergrande (22-25, 26-28, 25-23, 25-22)
Novara 3 x 2 Tianjin (17-25, 15-25, 25-18, 25-15, 15-11)

Quarta-feira (4.12)
Itambé/Minas x Eczacibasi (17-25, 23-25, 16-25)
9h – Guangdong Evergrande x Conegliano

Quinta-feira (5.12)
6h – Novara x Vakifbank
9h – Dentil/Praia Clube x Tianjin
23h – Conegliano x Itambé/Minas

Sexta-feira (6.12)
3h – Dentil/Praia Clube x Novara
6h – Eczacibasi x Guangdong Evergrande
9h – Tianjin x Vakifbank
23h – Disputa de 5º a 8º

Sábado (7.12)
3h – Disputa de 5º a 8º
6h – Semifinal: 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
9h – Semifinal: 1º do Grupo B x 2º do Grupo A
23h – Disputa do 7º lugar

Domingo (8.12)
3h – Disputa do 5º lugar
6h – Disputa do 3º lugar
9h – Disputa do ouro

LEIA TAMBÉM

Confira os horários e os jogos da primeira fase do Mundial Feminino

Números de Leal seguem bons na Itália

Sesi e Vôlei Renata duelam pela Superliga

Veja também

Superliga Feminina inicia semana com jogos que foram adiados. Veja a classificação

A oitava rodada da Superliga Feminina terminou neste sábado, com a vitória do Itambé/Minas…