Tóquio
Home Tóquio-2020 Presidente do Comitê Tóquio-2020 teme cancelamento dos Jogos
Tóquio-2020 - 28 de abril de 2020

Presidente do Comitê Tóquio-2020 teme cancelamento dos Jogos

Declaração foi dada nesta terça-feira

Uma entrevista de Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020, nesta terça-feira, acendeu a luz amarela sobre a competição. Ele admitiu que a Olimpíada poderá ser cancelada caso a pandemia de coronavírus prossiga em 2021.

– Não. Ele será cancelada – falou ele, ao ser questionado sobre a possibilidade de um novo cancelamento.

A entrevista do dirigente à Nikkan Sports foi reproduzida pela CNN com preocupação nesta terça-feira, sendo tratada como a “declaração mais forte de organizadores sobre o cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, sempre cautelosos e com foco na manutenção da competição.

Vale lembrar que a Olimpíada já foi remarcada para acontecer a partir de 23 de julho de 2021, exatamente um ano depois do previsto.

– Os Jogos Olímpicos já foram cancelados no passado por problemas como a guerra. Nós estamos lutando contra um inimigo invisível agora – completou Mori.

Apesar do alerta, o dirigente garante que o Comitê Organizador segue trabalhando arduamente para a realização dos Jogos:

– As Olimpíadas seriam muito mais valiosas do que qualquer Olimpíada no passado se pudéssemos prosseguir com elas depois de vencer esta batalha. Temos que acreditar nisso, caso contrário, nosso trabalho e esforços não serão recompensados.

Também nesta terça-feira, Yoshitake Yokokura, presidente da Associação Médica do Japão, disse em uma entrevista coletiva que será difícil realizar as Olimpíadas sem uma vacina eficaz.

– Não estou dizendo que o Japão deva ou não receber os Jogos, mas creio que será difícil – disse Yokokura. – Quero acreditar que (o número de) pessoas infectadas (em Tóquio) está diminuindo. Mas como não há testes suficientes sendo realizados no Japão, é difícil avaliar.

São 13.614 casos confirmados de coronavírus no Japão e pelo menos 385 mortes, de acordo com a última contagem da Universidade Johns Hopkins.

Veja também

Duelo com objetivos diferentes entre Barueri e Pinheiros

Depois de se reencontrar com a vitória ao bater São Caetano, o São Paulo/Barueri enfrenta,…