CBV
Home Fora de Quadra Eficácia de sistemas táticos discutida em live da CBV
Fora de Quadra - Superliga - 16 de julho de 2020

Eficácia de sistemas táticos discutida em live da CBV

Evento faz parte da Academia do Voleibol da CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) promoveu, na noite desta quarta-feira, o 21º evento da “Academia do Voleibol”. O tema desta vez foi “Referências da eficácia do Complexo II das equipes participantes na Superliga Banco do Brasil 2019/2020 – análise dos pontos”, artigo produzido por Daniel Polidoro, Ricardo Amendola e Rodrigo Torres Vitorino para o curso nacional de treinadores de nível IV, realizado em janeiro de 2020.

Rodrigo Vittorino abriu a explanação e contextualizou a pesquisa e o conceito do estudo.

– O trabalho em questão analisou as partidas realizadas durante o primeiro turno da fase classificatória das Superliga Banco do Brasil masculina e feminina 2019/2020. Os autores buscaram as informações diretamente do site oficial da competição, no portal da CBV. O complexo II consiste na ação combinada de saque, bloqueio e defesa de uma determinada equipe – disse Rodrigo.

O conteúdo apresentado mostrou como as equipes participantes da edição mais recente da Superliga, tanto no naipe masculino quanto no feminino utilizam o sistema de saque e bloqueio como trunfo para vencer as partidas. Segundo o levantamento feito pelo estudo, em todos os duelos analisados, pelo menos 50% dos pontos do time vencedor foram conquistados em ação do chamado complexo II.

Outro integrante do grupo palestrante, Daniel Polidoro, apontou algumas considerações feitas a partir dos números coletados.

– Tentamos procurar indicadores e referenciais que nos dessem um norte. Alguns destes números nos instigam a buscar mais estudos. Os dados nos trouxeram algumas conclusões, como a eficiência das equipes femininas em relação aos fundamentos de saque e bloqueio, que é maior em relação às equipes masculinas – comentou Daniel Polidoro.

Após a apresentação, o professor orientador dos três palestrantes, Luiz Delmar da Costa Lima, mediou o debate sobre o assunto e auxiliou na elucidação de dúvidas da audiência.

A palestra virtual envolveu 95 profissionais do voleibol de todo o país, que participaram do encontro por meio de convites feitos pelas respectivas federações estaduais. Na parte final, foram respondidas perguntas dos participantes sobre os pontos abordados. O presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat), Carlos Rios, destacou a importância do projeto Academia do Vôlei para incentivar cada vez mais a produção acadêmica na modalidade.

– Fico muito feliz e agradecido por termos mais uma possibilidade de nos encontramos aqui para trocar conhecimento. Temos conseguido um bom retorno da comunidade do voleibol a respeito deste projeto. Trocar experiências e conhecimento científico agrega demais ao nosso esporte – disse Carlos Rios.

Veja também

Temponi reencontra técnico que foi ex-parceiro de time

O Vôlei Renata quer seguir firme na terceira posição da Superliga masculina. Para isto, o …