COB
Home Destaques Eleição do COB: apenas três candidatos do vôlei/vôlei de praia
Destaques - Fora de Quadra - 20 de agosto de 2020

Eleição do COB: apenas três candidatos do vôlei/vôlei de praia

Serão 64 candidatos em busca de 25 vagas

Sinônimos de medalhas olímpicas, vôlei e vôlei de praia não estão entre os “tops” quando se fala em representatividade na eleição para a quarta formação da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), para o ciclo Paris 2024. Entre os 64 candidatos, há apenas um representante da quadra (o ex-central Rodrigão) e dois da praia (Bárbara Seixas e Franco).

A votação será realizada do dia 24, às 12h, ao dia 28, às 17h. Dos 64 candidatos, são 33 mulheres e 31 homens, de 25 modalidades diferentes. As modalidades olímpicas com mais representantes são os Desportos Aquáticos (8), seguida por atletismo (7), handebol (7), canoagem (4), ciclismo (4), ginástica (4), basquete (3) e tiro esportivo (3).

Serão eleitos os 25 integrantes da Comissão, sendo 21 atletas olímpicos que tenham participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi-2014 e PyeongChang-2018) ou de Verão (Londres-2012 e Rio-2016) e outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012. Haverá um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que serão escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos. Existe ainda um limite máximo de dois atletas por esporte.

Poderão votar todos os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 e PyeongChang-2018).

Cada eleitor terá, obrigatoriamente, três votos. Um para um candidato do sexo feminino que tenha participado de uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos de Inverno ou Verão. Para esse voto, são 31 opções. O segundo voto será em um candidato do sexo masculino que tenha disputado Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 ou PyeongChang-2018. Para essa escolha, foram confirmados 21 candidatos. Por fim, haverá o voto para eleger um atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012. São 12 candidatos, sendo 10 homens e duas mulheres.

Entre os nomes relevantes do esporte nacional com candidatura confirmada pelo COB estão Hortência (basquete), Fabiana Murer (atletismo), Ricardo Prado (natação), Duda Amorim (handebol), Sarah Menezes (judô), Natália Falavigna (taekwondo), Arthur Zanetti e Jade Barbosa (ginástica), Bruno Prada (vela), entre outros. Confira a lista completa dos atletas que estarão na eleição.

A Comissão de Atletas do COB tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

Veja também

Carla reencontra Minas após última e rápida passagem

Carla era uma das caras novas do Itambé/Minas para a temporada 2020/2021. Um retorno para …