Pequim-2008
Home Destaques Jogadoras lembram os 12 anos do ouro em Pequim
Destaques - Seleção Brasileira - 23 de agosto de 2020

Jogadoras lembram os 12 anos do ouro em Pequim

Jogadoras relembraram o feito do primeiro ouro do Brasil nas redes sociais

Há exatamente 12 anos, no dia 23 de agosto de 2008, o Brasil conquistava seu primeiro ouro olímpico no vôlei feminino, nos Jogos de Pequim. Uma emoção sem fim. Um grito de alívio, uma resposta dourada, com uma campanha que beirou a perfeição e enterrou de vez as vozes que chamavam o time feminino brasileiro de “amarelão”, depois da derrota na semifinal de Atenas-2004 para a Rússia – quando a equipe verde-amarela teve o jogo nas mãos e tomou a virada das europeias. No dia seguinte, contra Cuba, não teve forças para lutar pelo ouro e ficou fora do pódio.

Finalmente, o reconhecimento veio em 2008. E o técnico José Roberto Guimarães pôde dizer: “Amarelonas, sim. Amarelo de ouro”.

Em Pequim, o Brasil caiu no Grupo B, ao lado de Itália, Rússia, Sérvia, Cazaquistão e Argélia. Venceu todos por 3 a 0. Nas quartas de final, repetiu o placar sobre o Japão. Na semifinal, mais um 3 a 0, desta vez sobre a China. E, na final, a Seleção derrotou os Estados Unidos, por 3 a 1 – o único set perdido durante todo o torneio – com parciais de 25-15, 18-25, 25-13 e 25-21. A ponteira Paula Pequeno marcou 16 pontos da partida do ouro e terminou a Olimpíada como MVP.

Pequim-2008
O pódio (Divulgação)

Sheilla foi a maior pontuadora do jogo, com 19 pontos; Mari fez 15, Fabiana 11, Walewska 7, Fofão 1 e Jaqueline, 1. O time titular era: Fofão, Sheilla, Mari, Paula Pequeno, Wal, Fabiana e Fabi (líbero). No banco: Jaqueline, Carol Albuquerque, Thaisa, Valskinha e Sassá.

Sheilla, Thaisa, Fabiana, Fabi e Jaque se tornariam bicampeãs olímpicas em Londres-2012, assim como Zé Roberto Guimarães, que esteve em Londres e comemorou o terceiro ouro da sua carreira – foi campeão também com ao Seleção Masculina em Barcelona-1992.

Das campeãs em Pequim-2008, apenas Fofão e Fabi não estão mais na ativa. As duas são, hoje comentaristas. Fabi, no SporTV, e Fofão, na TVN Sports. Zé Roberto segue no comando da Seleção Feminina e à frente do São Paulo/Barueri.

Sheilla disputou a última temporada pelo Itambé/Minas e, oficialmente, ainda não apontou onde vai jogar, mas informações de bastidores dão conta de que ela vai atuar na Liga dos Estados Unidos, entre fevereiro e abril do ano que vem; Thaisa segue no time mineiro; Mari e Paula Pequeno estão no vôlei de praia; Carol Albuquerque atuou no vôlei da Grécia e deve continuar na Europa nesta temporada; Jaque é um dos reforços do Oasco/Audax/São Cristóvão; Valeskinha deve continuar no Curitiba Vôlei; Sassá estava no Itajaí-SC e negocia com outros clubes na atual temporada – ainda não anunciou onde vai jogar; a central Fabiana atuou no vôlei japonês e ainda não anunciou onde vai atuar este ano – tem a possibilidade de dar uma pausa na carreira para engravidar – e Walewska segue no Dentil/Praia Clube.

Veja abaixo como foi a comemoração das campeãs em Pequim-2008 nas redes sociais neste domingo, 23 de agosto:

“12 anos do primeiro ouro olímpico meu, nosso, do vôlei feminino!!! 12 anos que nossos nomes ficaram gravados pra sempre na história mundial do esporte! E essa é a foto do segundo após o último ponto!!! Que recordação!!! Que delícia!!!”, postou a oposta Sheilla.

Jaque também relembrou o dia histórico:

– Há 12 anos conquistávamos o nosso primeiro ouro olímpico. Que dia, meus amores.

A ex-líbero Fabi também recordou o a data no seu perfil no Instagram:

– Oito anos desse dia inesquecível!

View this post on Instagram

Oito anos desse dia INESQUECÍVEL!

A post shared by Fabi Alvim (@fabialvim) on

 

Veja também

Marlon e Rivaldo se juntam por desafio na Superliga C

Na próxima semana, a partir do dia 4 de novembro, o Grupo 5 da Superliga C masculina 2020 …