Academia
Home Fora de Quadra Nutrição em discussão na Academia do Voleibol
Fora de Quadra - 11 de setembro de 2020

Nutrição em discussão na Academia do Voleibol

Tema foi debatido na noite desta quinta-feira

Na 37ª palestra virtual da Academia do Voleibol, nesta quinta-feira, o tema foi a nutrição esportiva no desenvolvimento de jovens, apresentado pela nutricionista e ex-atleta Patricia Axer.

Patrícia Axer foi jogadora e depois treinadora por mais de dez anos nas categorias de base do Minas Tênis Clube. Posteriormente, se especializou na nutrição e trabalhou na área esportiva no clube mineiro. Ela apontou a importância da nutrição dentro do contexto esportivo, inclusive na prevenção de lesão e desenvolvimento dos jovens.

– Temos que ter mecanismos para avaliar se nosso atleta está equilibrado no estado nutricional. Quando falamos em jovens, temos algumas exigências maiores. E alguns indícios que podem ser observados em métodos diretos e indiretos para verificar a alimentação. A avaliação clínica, por exemplo, a antropometria, questionários e entrevistas. São elementos que podem apresentar um panorama de possíveis deficiências – declarou.

A profissional também explicou que, no esporte de alto rendimento, com foco em performance, o atleta tem uma depressão do seu sistema imunológico. Com treinos e jogos exigindo alto gasto energético, a nutrição se torna parte fundamental. Segundo Patrícia, os pilares da nutrição são promover a saúde, o crescimento e desenvolvimento e fornecer energia para garantir a recuperação após os treinamentos.

Outro ponto abordado foi o trabalho multidisciplinar da nutrição, apoiado por psicólogos, endocrinologistas e profissionais do esporte.

– O tratamento da obesidade ou perda de gordura, por exemplo, é feito com uma abordagem multidisciplinar. Trabalho em uma clínica com esses profissionais integrados, o nutricionista tem que ter contato com o endocrinologista, o psicólogo. O consumo alimentar é muito impactado pelas questões emocionais, vimos na pandemia o ganho de peso de muitas pessoas por conta da ansiedade. É preciso ter um olhar para essas abordagens – declarou.

Todo conteúdo da Academia do Voleibol fica disponibilizado no YouTube da CBV e no Canal Vôlei Brasil.

Veja também

Osasco vence o clássico e segue na cola do líder Praia

Agora restam apenas dois invictos na Superliga Feminina Banco do Brasil 2020/21: o líder D…