Pinheiros
Home Estaduais Rejuvenescido, Pinheiros estreia hoje no Paulistão
Estaduais - 23 de setembro de 2020

Rejuvenescido, Pinheiros estreia hoje no Paulistão

Com uma equipe mais jovem em relação àquela que deu trabalho aos considerados favoritos na temporada passada, o Pinheiros estreia nesta quarta-feira no Campeonato Paulista 2020 contra o Sesi Bauru, às 19h, no Ginásio do Sesi, em Bauru, sem transmissão. O time paulistano soma seis títulos na competição estadual disputada desde 1973, sendo a última conquista em 2010. Confira aqui a tabela da competição.

Os protocolos do distanciamento social tornam a temporada de 2020 atípica nos esportes, diante das restrições na preparação das equipes. O técnico Reinaldo Bacilieri destaca que a prioridade foi garantir a segurança das atletas.

– Tivemos apenas um mês de pré-temporada em relação aos três meses dos anos anteriores. O retorno das jogadoras foi gradativo, em grupos pequenos, respeitando-se todos os protocolos. Recusamos inclusive alguns convites para amistosos para preservarmos as atletas – disse o treinador.

Pinheiros
A central Nandyala Gama e a ponteira Pri Souza (Reprodução/Instagram)

Apesar da inevitável falta de ritmo de jogo, Bacilieri enfatiza a importância do Campeonato Paulista.

– É um torneio tradicional, que tem um caráter preparatório para toda a temporada. Teremos a oportunidade de fazer as avaliações e os ajustes necessários. Nos treinos, pude observar que as meninas estão respondendo muito bem aos estímulos e ao modelo de jogo proposto. O time estará mais equilibrado neste ano, capaz de aliar técnica, tática e estatística – elogia o treinador em sua primeira temporada à frente da equipe principal.

Consciente da situação especial, Bacilieri assegura que os resultados no início de trabalho serão relativizados, mas já determinou a filosofia de jogo.

– A equipe entrará sempre para fazer o melhor possível, independentemente de quem estiver do outro lado da quadra. As vitórias podem vir ou não. O que vai importar mesmo é o espírito incessante de luta – define o treinador.

A idade média do Pinheiros nesta temporada é de 24,5 anos. Seis atletas foram mantidas. Entre as jogadoras que estão sendo contratadas, prevalece a juventude, além da experiência das levantadoras Ana Cristina, que veio do São Caetano, e Yael Castiglione, argentina contratada junto ao Valinhos.

Pinheiros
A argentina Yael Castiglione, ex-Valinhos (Reprodução/Instagram)

– Renovamos o time, valorizando as meninas da base, como sempre. Agimos conforme nossos recursos, sem comprometer o orçamento e, o mais importante, sem onerar o associado, nosso cuidado permanente. O Pinheiros terá uma equipe competitiva e manterá a tradição de um clube que tem o esporte até no nome – explicou o diretor de Esportes Olímpicos e de Formação, Fabio Ferraro.

Para o diretor adjunto de Voleibol, Cláudio Schmidt, as escolhas das novas jogadoras foram pontuais.

– Observei que havia uma necessidade no levantamento. Trouxemos duas atletas que têm o domínio do jogo com a bola nas mãos, sabem buscar as atacantes. Teremos a experiência das levantadoras aliada à força e à juventude das centrais e ponteiras. Pode ser uma mescla interessante – avalia Schmidt, que deseja ver o time de volta aos playoffs da Superliga.

Elenco do Pinheiros para 2020/21

Levantadoras

Ana Cristina – 1,73m, 37 anos – último clube: São Caetano

Yael Castiglione – 1,88m, 34 anos – último clube: Valinhos

Thayane Cabral de Oliveira – 1,78m, – último clube: Barueri

Opostas

Edinara Brancher – 1,86m, 24 anos – último clube: Pinheiros

Kimberlly Brito – 1,91m, 20 anos – último clube: Sesi Bauru

Líberos

Letícia Hemelly – 1,64m, 24 anos – último clube: Pinheiros

Keyla Alves – 1,70m, 20 anos – último clube: Sesi Bauru

Pontas

Natália Monteiro – 1,81m, 23 anos – último clube: Flamengo

Maiara Basso – 1,87m, 23 anos – último clube: Valinhos

Priscila Souza – 1,80m, 32 anos – último clube: Pinheiros

Alexia Parizotto Coc,co – 1,78m, 20 anos – último clube: Marechal Rondon

Sabrina Groth – 1,83m, 20 anos – último clube: Pinheiros

Centrais

Nandyala Gama – 1,88m, 27 anos – último clube: Flamengo

Gabriela Martins – 1,85m, 23 anos – último clube: Kairós (Portugal)

Adriani Vilvert – 1,87m, 27 anos – último clube: Osasco

Janaína Vieira – 1,83m, 19 anos – último clube: Franca

Veja também

Caramuru derrota o América e entra no G8

O Caramuru derrotou o América Montes Claros por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 25-1…