Carol Solberg
Home Praia Vôlei de praia de volta com todos os jogos transmitidos
Praia - 16 de setembro de 2020

Vôlei de praia de volta com todos os jogos transmitidos

Etapa na bolha de Saquarema começará nesta quinta-feira

O Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia será retomado nesta quinta-feira com a primeira etapa da temporada 2020/2021, realizada na “bolha” do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). O primeiro torneio nacional da modalidade pós-pandemia da COVID-19 terá transmissão de todas as partidas, incluindo o qualifying.

Assim as partidas da quadra externa também contarão com narração das partidas, o que antes acontecia apenas nos jogos da arena central. Os jogos serão exibidos pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br, pela página oficial da CBV no YouTube e, a partir das semifinais, com exclusividade pelo canal SporTV.

Para diminuir a quantidade de pessoas circulando no mesmo ambiente, a competição foi separada por gênero e começará com o torneio feminino, disputado de quinta até domingo. Na próxima semana, entre os dias 24 e 27, ocorre o torneio masculino.

Também visando reforçar as medidas de prevenção contra COVID-19, o torneio será realizado sem a presença de torcida. Os fãs, porém, terão, além da chance de assistir todos os jogos, novas formas de interação, como a “Arquibancasa”, onde poderão aparecer ao vivo nos telões durante as partidas, compondo uma arquibancada virtual.

– Estou muito feliz em poder voltar a jogar, nosso time retomou os treinos há pouco mais de um mês, fiquei isolada durante a pandemia. Foi uma luta conseguir voltar à minha melhor forma, tive um retorno gradual, até pela lesão que enfrentei no ombro, no passado, não quis pular etapas. Sei que eu e Talita não estamos no nosso 100%, mas estou muito animada para sentir novamente a energia de estar em quadra. Mesmo sem público, temos experiência para buscar aquela motivação, energia. A pandemia não acabou, ainda vivemos um momento muito difícil e de cuidados, preocupação, mas acho que a CBV encontrou um formato seguindo protocolos de segurança, é uma novidade e temos que nos adaptar – comentou Carol Solberg, nova parceira de Talita.

Estrutura

O espaço de jogo foi montado nas quadras de areia já existentes no CT, onde são realizados os treinamentos das duplas que representam o país em torneios internacionais. A arena central fica na área onde antes havia quatro quadras. Poucos metros adiante, outras duas quadras foram transformadas na arena número dois, que também receberá partidas. A montagem levou 10 dias para ser realizada.

– Pensamos em alternativas para a participação do público com a instalação de telões que permitirão a presença dos fãs virtualmente. A areia das quadras de treinamento já era excelente e aprovada pelos atletas, então tivemos apenas que realizar as adaptações necessárias na estrutura, retirar grades e delimitar a área de jogo – disse o gerente de eventos da CBV, Cadu Gerônimo.

Formato de disputa

A competição conta com 12 times já classificados à fase de grupos pela posição no ranking de entradas e um por convite (wild card). São eles Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Talita/Carolina Solberg (AL/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Juliana/Josi (CE/SC), Hegê/Ângela (CE/DF), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Andrezza/Neide (AM/AL), Elize Maia/Thâmela (ES) e Taiana/Paula Pequeno (CE/SP).

Outros quatro times sairão da disputa do qualifying, na quinta-feira. Os 16 times então serão divididos em quatro grupos com quatro duplas para a fase de grupos. Os primeiros colocados de cada grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. Quem termina na última posição de cada grupo na primeira fase está eliminado. O torneio segue em formato eliminatório direto, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Veja também

Rubinho: “Esperamos muito equilíbrio e muitas dificuldades”

O Sesi Bauru volta à quadra nesta terça-feira para tentar a quinta vitória consecutiva e t…