Tandara
Home Fora de Quadra Tandara participa de campanha contra o sedentarismo infantil na quarentena
Fora de Quadra - 13 de novembro de 2020

Tandara participa de campanha contra o sedentarismo infantil na quarentena

Tandara colocou a filha, Maria Clara, de 5 anos, para dançar durante o período de isolamento

“Dançar conforme a música” é um antigo ditado que indica a necessidade de fazer adaptações quando a situação fogem da normalidade. Para Tandara, essa afirmação da sabedoria popular ganhou contornos conceituais e reais. No sentido figurado, a jogadora de vôlei do Osasco São Cristóvão Saúde teve que criar situações para colocar a filha de cinco anos, Maria Clara, para se movimentar dentro de casa durante os meses de isolamento social. No sentido literal, a campeã olímpica, que é embaixadora da Liga NESCAU®, aprendeu uma coreografia para apresentar nas transmissões on-line da maior competição estudantil do Brasil, que em 2020 passa a ser totalmente digital em função das restrições provocadas pela pandemia.

– A Liga NESCAU® tem sido muito importante nesse momento. Eles conseguiram levar uma competição que era presencial para o ambiente digital e isso tem ajudado muitas famílias. A Maria Clara tem cinco anos e eu tinha que brigar para diminuir o tempo na frente das telas. E ela adora participar, mesmo sendo menorzinha e ainda não podendo participar oficialmente. E fazer atividade física foi muito importante para ela, inclusive para regular o sono em um período que tudo ficou diferente nesse novo normal, principalmente no período sem escolas – conta Tandara.

Em função dos cuidados de Tandara e da Liga NESCAU®, Maria Clara não entrou para uma estatística preocupante. Pesquisa realizada com 500 famílias apontou que 72% das crianças não praticaram atividade física durante o período de isolamento em função da pandemia. O estudo foi realizado pelo C.Lab, o laboratório interno de pesquisas da Nestlé, intitulado “As crianças e o isolamento social – Como a pandemia está impactando as crianças“ e ajudou a balizar a reformulação da competição estudantil destinada a meninos e meninas de 8 a 16 anos, que será disputada até 12 de dezembro. As inscrições seguem abertas no site oficial do evento (https://www.liganescau.com.br/).

Tandara
Flavio Verne ensina coreografia para Tandara
(João Pires/Fotojump)

A Liga NESCAU® 2020 conta com 15 modalidades, nove convencionais (atletismo, ballet, basquete, futebol, ginástica, judô, skate, vôlei e xadrez) e quatro adaptadas (ginástica, futebol, basquete e ballet), além de dois desafios que serão tanto individuais como para toda a família, com dança, futmesa, badminton, tênis de mesa, torcida em casa, boxe, bocha, entre outros.

– Nem sei como eles conseguem reunir tantas modalidades, o que é muito bacana, pois oferece várias opções. E a ideia é que as crianças participem de quantas quiserem. E se desafiem. Eu fui desafiada a dançar e encarei. E foi muito bom (ela dançou com o coreógrafo da Pabllo Vittar, Flavio Verne). Convido a todos, crianças e adultos, pais, filhos, irmãos, tio e amigos e fazer parte dessa festa esportiva. Aqui em casa, aos sábados, arrastamos cadeiras e nos reunimos para assistir aos vídeos e fazer as atividades. Os chamados sabadays são um evento para a família – conta Tandara.

Tandara é embaixadora da Liga NESCAU® e colabora diretamente na elaboração das atividades.

– A organização ouviu nossa opinião enquanto esportistas. Eu tive que colocar a minha cabeça para pensar e pedi ajuda para o meu irmão, que é educador físico, e tem sido uma experiência incrível ajudar a criar os desafios. Tenho muito orgulho de vestir a camisa da Liga NESCAU® – afirma a bicampeã olímpica, que faz parte do time de embaixadores ao lado do ídolo do futsal Falcão; o jogador de basquete Yago; a ginasta Flávia Saraiva; a paratleta Verônica Hipólito e a nadadora Etiene Medeiros.

100% digital – Em função da impossibilidade de realizar disputas de forma presencial, a competição será por meio de atividades feitas em casa, nas quais os atletas gravam vídeos e enviam para análise. Os melhores avançam até a disputa do título, em dezembro. O acesso aos conteúdos se dá no site do evento, onde os participantes podem “circular” pela Vila Esportiva NESCAU®, espaço virtual onde estão todas as informações sobre cada modalidade.

O estudo – NESCAU® fez sua pesquisa ouvindo membros de 500 famílias com crianças de 5 a 12 anos, de todo o Brasil. Foram entrevistadas pessoas das regiões Sudeste (41%); Nordeste (22%); Sul (20%); Centro-Oeste (10%) e Norte (6%), das classes AB (55%) e C (45%). Entre os principais sentimentos identificados nas crianças estão ansiedade (57%), tédio (53%), preguiça (38%) e solidão (22%). “Acreditamos que, ao propor atividades esportivas e lúdicas, com um propósito participativo e competitivo, vamos unir essa garotada, mesmo que, neste momento, virtualmente”, acredita Abner Bezerra, Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil.

Veja também

Zé Roberto vê jogo contra o praia como chance aprendizado

A tabela da Superliga Feminina 2020/21 não está dando moleza para o São Paulo Barueri. Nos…