Calendário
Home Destaques FIVB divulga calendário do vôlei até 2024
Destaques - Internacional - 29 de dezembro de 2020

FIVB divulga calendário do vôlei até 2024

Confira as datas separadas para as principais competições do vôlei

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou, nesta terça-feira, o calendário de eventos para ciclo olímpico que culminará com os Jogos de Paris, em 2024. Na programação da entidade estão os torneios continentais e os Mundiais de seleções, a Liga das Nações (VNL) e os prazos para início e fim das principais competições de clubes.

A FIVB deixou claro que algumas datas podem ser alteradas em função das circunstâncias especiais da pandemia do coronavírus. Com os Jogos de Tóquio em 2021, o calendário internacional do próximo ano é parecido com o de 2024, enquanto as duas temporadas sem Olimpíada (2022 e 2023) apresentam muitas semelhanças.

Pelo cronograma, a VNL sempre começará uma semana depois da data-limite para o término dos campeonatos continentais de clubes, como o Sul-Americano, previsto para acontecer ao fim dos torneios nacionais, com a Superliga.

Em 2021, por exemplo, as competições locais de clubes devem terminar em 18 de abril. Já a janela para o encerramento dos torneios continentais (Champions League) será entre 19 de abril e 2 de maio. A Liga das Nações abrirá a temporada de seleções, com as mulheres entrando em quadra entre 11 de maio e 10 de junho. Já os homens jogarão entre 14/5 e 13/6. Em 2022 e 2023, a VNL começará um pouco depois: 31 de maio.

O Campeonato Mundial de Clubes, por sua vez, será realizado anualmente em dezembro, segundo o calendário da FIVB.

Para o triênio 2021/2024, estão previstas duas competições continentais de seleções (Europeu, Sul-Americano, Asiático, etc). No próximo ano, a janela de disputa será entre 19 de agosto e 19 de setembro, sempre juntando no período torneios feminino e masculino. Em 2023, o prazo será entre 10/8 e 10/9.

Em 2022, a FIVB organizará os Mundiais de seleções: o masculino, marcado para a Rússia, entre 25 de agosto e 11 de setembro, e o feminino para ser disputado na Holanda e na Polônia, entre 23 de setembro e 15 de outubro. Vale lembrar que FIVB pediu um tempo para analisar a punição do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) ao esporte russo, para entender a necessidade ou não de alterar a sede do Mundial para os homens.

Confira todas as datas do calendário da FIVB até 2024 no site da entidade.

Para a Olimpíada de Paris, em 2024, a FIVB separou um período de dez dias, em setembro de 2023, para a realizações dos Pré-Olímpicos.

 

Veja também

Covid: técnico do Vedacit Guarulhos testa positivo

Mais um caso confirmado de coronavírus na Superliga masculina. O Vedacit Guarulhos anuncio…