Sheilla
Home Internacional Liga Americana terá jogos em três sets
Internacional - 12 de janeiro de 2021

Liga Americana terá jogos em três sets

Edição inaugural da liga terá outras inovações

A nova Liga Profissional Feminina dos Estados Unidos terá jogos mais curtos. Segundo publicação feita nesta terça-feira pela Athletes Unlimited, responsável pela competição, os jogos não serão disputados em melhor de cinco sets, como em todos os eventos internacionais e nacionais. As partidas terão três parciais.

No comunicado, a liga explica a decisão: “um formato como esse (melhor de cinco) poderia colocar pressão física indevida nas atletas. Durante a temporada, elas jogam entre si em três partidas em noites consecutivas por cinco semanas consecutivas. Se cada partida tem o potencial de se estender para cinco sets, a carga física pode diminuir a qualidade do jogo ao longo do tempo e aumentar a probabilidade de lesão. Precisávamos identificar um formato que fosse mais sustentável em uma temporada curta e intensa”, explica a Athletes Unlimited.

As regras estranhas vão além. Um time pode ganhar os dois primeiros sets, perder o terceiro e ainda assim sair de quadra vitorioso. Os pontos das parciais serão somados para definir o ganhador.

Não é apenas na duração dos jogos que a liga será diferente. Os times serão formados a cada semana, com as 44 atletas profissionais sendo escolhidas por capitãs em drafts semanais. As jogadoras ainda serão ranqueadas a partir de um somatório de estatísticas. Exemplo: ace vale seis pontos para o ranking, enquanto um erro no ataque, no passe ou no levantamento fará a atleta perder seis pontos. Já uma defesa “dará” dois pontos.

A liga começará no dia 27 de fevereiro, com jogos disputados na cidade de Dallas, no Texas. A bicampeã olímpica Sheilla será uma das protagonistas.

Atualizado às 20h10

Veja também

Vedacit Guarulhos anuncia acordo para novos times de base

Na próxima sexta-feira, às 16h30, no Ginásio da Ponte Grande, ocorrerá o evento oficial de…