Memorabília do Esporte
Home Fora de Quadra Conheça o projeto Memorabília do Esporte
Fora de Quadra - 23 de fevereiro de 2021

Conheça o projeto Memorabília do Esporte

Resgatar histórias, celebrar momentos e eternizar ídolos. Assim os jornalistas Bruno Neves e Samy Vaisman, apaixonados por esportes, definem os motivos que os levaram a criar a ‘Memorabília do Esporte’ (MDE), lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 23, e que nasce com a proposta de criar séries colecionáveis exclusivas. Com conceito inédito no país, a MDE inaugura um segmento de coleções temáticas de tiragens limitadas em lançamentos de projetos únicos, voltados para o esporte nacional, e que tem como parceira a certificadora SportsBília Brasil, atestando a autenticidade dos itens. O site oficial da MDE já está no ar e, entre os lançamentos do primeiro semestre de 2021, projetos que trazem como protagonistas Oscar Schmidt, a ‘Geração de Ouro’ do vôlei masculino (Barcelona-1992) e Dadá Maravilha (ídolo do Atlético-MG).

– O brasileiro adora colecionar: moedas, chaveiros, bolas, bonecos, bonés, camisas… Estamos apresentando um conceito diferente, buscamos as melhores referências para criar projetos inéditos, únicos e autênticos. Conversamos com esportistas de diversas modalidades, amigos amantes do esporte e muitos colecionadores nesses últimos meses, e a receptividade foi fantástica. Isso só aumentou a nossa expectativa. O conceito de memorabília remete a algo especial, a uma memória afetiva, nos motiva a relembrar conquistas, recontar histórias e eternizar grandes nomes. A memorabília é uma forma de aproximar os ídolos dos fãs – disse Vaisman, com mais de 20 anos de experiência como gestor de comunicação no meio do esporte.

Em 2021, abrindo o ano dos Jogos de Tóquio, duas homenagens olímpicas: 25 anos da despedida de Oscar Schmidt com a camisa do Brasil (Atlanta-1996) e o feito da Seleção Brasileira de vôlei masculino, que conquistou o primeiro ouro em esportes coletivos do país (Barcelona-1992). Este é um ano especial também no futebol: o Atlético Mineiro celebra os 50 anos da conquista do Campeonato Brasileiro (1971) e a homenagem será para o autor do gol da conquista, ‘Dadá Maravilha’, que completa 75 anos no dia 4 de março. Outros projetos serão anunciados em breve.

Segundo Neves, uma nova cultura está sendo criada entre os apaixonados por esporte.

– Foram quase dois anos de estudos, pesquisas de mercado e muitas ideias, algumas chegamos a experimentar em outras ações em e-commerce até o projeto ganhar corpo. A Memorabília do Esporte vai prestar um serviço, vai ajudar a manter viva a memória do nosso esporte, recordar feitos, heróis e momentos que estão na história e não podem ser esquecidos. Não estamos apenas desenvolvendo coleções, lançando produtos… A MDE é uma variação do que fazemos há muitos anos como jornalistas: contar histórias. Só que, agora, vamos fazer isso por meio de objetos acessando a memória afetiva das pessoas. É uma nova cultura que estimula um mercado baseado na paixão e que é carente desse tipo de iniciativa – afirmou Neves, com experiência de mais de 20 anos no jornalismo esportivo.

Gravura, Quadro-Camisa e Miniatura Realista

A gravura (30×42) traz a equipe medalha de ouro em Barcelona: Marcelo Negrão, Jorge Edson, Giovane Gávio, Paulão, Maurício, Janelson, Douglas Chiarotti, Carlão, Talmo, Pampa, Tande e Amauri, além do técnico José Roberto Guimarães, estão na imagem ‘inédita’ em comemoração à conquista com linha limitada a 1.992 quadros, que traz autógrafos impressos de todos os integrantes. Dadá ganhou uma série exclusiva de 600 unidades de quadros-camisas (60×60) com réplicas idênticas, feitas a mão, autografadas manualmente pelo campeão do mundo em 1970. Oscar Schmidt, que completou 63 anos no último dia 16, será homenageado com uma miniatura realista (escala 1/6), em série numerada de 500 peças, pintadas a mão e autografadas pelo ‘Mão Santa’ – abertura da pré-venda no dia 1º de março.

Uma particularidade importante da Memorabília do Esporte: todas as coleções são originais, com direitos e propriedades intelectuais da MDE, desenvolvidas e produzidas no Brasil, em parceria com os esportistas, incentivando e apoiando escultores, artistas, artesãos e fabricantes nacionais. No site oficial, os fãs vão encontrar ainda uma coleção de quadros assinada pelo fotógrafo Wander Roberto Oliveira, profissional com vasta experiência em eventos internacionais (Olimpíadas, Copas do Mundo FIFA, UFC, NBA, etc).

Memorabília Social

O site traz ainda peças únicas que possuem propósito social: uma bola autografada a mão por Oscar Schmidt, de série numerada (#240) e limitada lançada pela Spalding, e uma miniatura 1/18 do Toyota Celica do Mundial Interclubes 1981, de série numerada (#019) e limitada lançada pela ‘Loja do Zico’, autografada pelo ‘Galinho’. A arrecadação com a venda destes itens, que possuem selos e certificados de autenticidade, será revertida em doações para projetos sócio esportivos de comunidades de baixa renda.

Todas as peças já estão disponíveis para os fãs em www.memorabiliadoesporte.com.br.

Veja também

Vôlei Renata vence o Itapetininga em casa

O Vôlei Renata derrotou o Vôlei UM Itapetininga por 3 sets a 0 – parciais de 30-28, …