Lavarini
Home Destaques Lavarini comenta suspensão de gêmeas da seleção por bullying
Destaques - Internacional - 18 de fevereiro de 2021

Lavarini comenta suspensão de gêmeas da seleção por bullying

Da-Yeong Lee e Jae-Young Lee estão afastadas do esporte e fora da Olimpíada

Técnico da seleção feminina da Coreia do Sul, Stefano Lavarini falou sobre a polêmica envolvendo a levantadora  Da-Yeong Lee e a ponteira Jae-Young Lee. As irmãs gêmeas, de 24 anos, foram suspensas do esporte por tempo indeterminado, depois da revelação de casos de bullying ocorridos anos atrás. As duas atletas, inclusive, estão fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

– Na minha experiência com as meninas da seleção nacional, nunca tive a menor ideia de tais questões. Na verdade, recebi e experimentei em primeira mão o que é a cultura do respeito naquela nação – disse o treinador italiano, ao Corriere di Novara.

Os fatos vieram a público após a denúncia de um ex-colega de classe, além de vários outros depoimentos confirmando os casos. Foram citadas situações de violência física, sob ameaça de faca, obrigando estudantes mais novos a limpar e arrumar apartamentos, lavar roupa, além de trotes violentos. Também são investigados casos de roubo de dinheiro.

A revelação acontece em um momento de extrema preocupação do governo e das autoridades locais contra o bullying, especialmente em escolas de ensino médio e academias militares, com aumento de casos de suicídio como reflexo. As duas jogadoras inicialmente foram afastadas pelo clube, o Heungkuk Life Pink Spiders, e depois pela federação. Elas chegaram a usar as redes sociais com pedidos de desculpas.

“Eu magoei muitas pessoas por causa do meu comportamento irresponsável e imaturo” escreveu Jae-Yeong.

– É certamente uma coisa preocupante. O papel que as redes sociais desempenham hoje, que recentemente na Coreia levou a vários casos que resultaram em situações extremas. Isso se soma ao bullying escolar e esportivo que forçou o governo a prestar atenção especial. Para mim, portanto, a partir daqui, é difícil julgar se esta medida drástica em relação às duas atletas, devido aos acontecimentos ocorridos há dez anos, é acertada. Consequentemente me abstenho de fazer – finalizou Lavarini.

A Coreia do Sul está no grupo do Brasil na primeira fase dos Jogos Olímpicos.

Veja também

Reservas do Praia batem o San Martin por 3 a 0

O Dentil Praia  Clube nem precisou da sua força máxima para vencer, com facilidade, o San …