Minas
Home Superliga Minas salva set points e vence com final polêmico
Superliga - 27 de fevereiro de 2021

Minas salva set points e vence com final polêmico

O Itambé Minas derrotou o rival Dentil Praia Clube por 3 a 1, em partida decidida num lance polêmico, pelo Desafio

Não valia nada para efeito de classificação. Mas valia, claro, pela grande rivalidade. E teve todos os ingredientes de emoção quando essas duas equipes se encontram: ralis bonitos, duas viradas, sets buscados, pontos brigados, gritos, afrontes, polêmica, e o jogo acabou em um lance difícil, decidido por uma imagem não muito clara, pelo Desafio. Esse foi Itambé Minas 3 x 1 Dentil Praia Clube, na noite desta sexta-feira, na Arena Minas, em Belo Horizonte – parciais de 23-25, 25-23, 27-25, 28 a 26 – pela décima rodada do returno da Superliga Feminina de Vôlei 2020/21

O Desafio foi confuso. Ficou a dúvida se o ataque da central Carol Gattaz tinha ou não batido no bloqueio de Jineiry Martinez. Primeiro, o operador da imagem concluiu que não, a bola não havia batido na ponta do dedo da dominicana. Mas, depois, o veredito mudou, dando o ponto e a vitória para o Minas, levando o técnico Paulo Coco e toda a comissão técnica e jogadoras do Praia à loucura. O Minas, no entanto, já comemorava o triunfo no seu lado da quadra e Pri Daroit, eleita a melhor em quadra, já recebia o seu Troféu Viva Vôlei.

A imagem é dúbia. Passa muito perto da mão da bloqueadora, mas o dedo dela não se mexe. Em compensação, a bola sai girando, dando a entender que pode ter havido desvio. Realmente, uma imagem muito difícil. Talvez fosse o caso de voltar o ponto. Mas, vale ressaltar a bela virada do Minas no set. A equipe do técnico Nicola Negro salvou quatro set points na quarta parcial para garantir a vitória. Perdia por 24 a 20 e conseguiu virar em 25 a 24, com a dupla Macris-Gattaz comandando as jogadas decisivas dali pra frente, até fazer 28 a 26.

Minas
Cuttino torceu o tornozelo (Orlando Bento MTC)

O Minas garantiu a quarta vitória em quatro jogo em cima das rivais sem uma das suas principais jogadoras, a oposta Dani Cuttino, que torceu o tornozelo direito logo no segundo ponto do jogo e foi substituída por Camila Mesquita.

O jogo não influenciou na classificação. O Minas já havia garantido matematicamente a primeira colocação na fase classificatória, agora com 60 pontos. Já o Praia, se manteve em terceiro, com 44 pontos, três atrás do Osasco São Cristóvão Saúde, que encerra a décima rodada do returno neste sábado, contra o São Caetano, no Liberatti. O Sesi Bauru é o quarto na tabela, e o Sesc RJ Flamengo o quinto. Veja aqui a classificação completa.

O Minas segue invicto em confrontos contra o rival: ganhou, ainda, nas finais do Campeonato Mineiro e da Copa Brasil e no turno da Superliga.

Thaisa e Carol Gattaz marcaram, juntas, 41 pontos. A bicampeã olímpica fez 24 – 8 deles de bloqueio – e Gattaz, 17. Pri Daroit pontuou 17 vezes, Megan 15, Camila Mesquita 10 e Macris, 3. A jovem Julia Kudiess entrou para salvar um dos set points do quarto set e conseguiu, com um ponto de bloqueio.

Pelo Praia, Fernanda Garay foi novamente destaque, com 19 pontos, seguida por Brayelin, com 14. Carol pontou 11 vezes, com 5 pontos de bloqueio.

O jogo foi marcado por viradas nos sets e momentos de altos e baixos nas duas equipes. O Praia perdia a primeira parcial por 16 a 12 e conseguiu a vitória. Na segunda, o Minas vencia por 23 a 19 e viu o Praia encostar em 23 a 22, mas acabou vencendo. No terceiro set, as mineiras do Triângulo ganhavam por 24 a 21 e viram as donas da casa virarem para 27 a 25. No quarto set, as anfitriãs começaram bem, abriram 8 a 7, mas as visitantes fizeram 9 a 8. A partida seguiu equilibrada até o final. Em dois erros consecutivos de Megan, o time do interior abriu 24 a 20, mas o Minas conseguiu a virada incrível.

O Minas encerra a sua participação na fase classificatória contra o Brasília, sexta-feira, às 21h30, no ginásio Sesi Taguatinga, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. Se a classificação se mantiver, o time do Distrito Federal será o adversário das mineiras na série melhor de três das quartas de final.

O Praia ainda tem dois jogos pela frente: enfrenta o Curitiba, quarta-feira, às 19h30, em Uberlândia, em partida válida pela quinta rodada e adiada por conta dos casos de coronavírus no time paranaense. Na sexta-feira, a equipe joga contra o Sesc RJ Flamengo, às 21h30, no Rio, com SporTV. Veja aqui os jogos deste sábado e as transmissões.

 

 

Veja também

Taubaté busca acertar atrasados antes de anunciar reforços

Campeão da Superliga masculina 2020/2021, o EMS/Taubaté passará por uma grande reformulaçã…