Vôlei Renata
Home Categorias de base Peneira do Vôlei Renata seleciona cinco jovens
Categorias de base - Destaques - 5 de fevereiro de 2021

Peneira do Vôlei Renata seleciona cinco jovens

Mesmo que de forma diferente do habitual, o Vôlei Renata, recebeu garotos de todos os lugares do Brasil na edição 2020 da sua peneira. Depois de três fases, duas virtuais, o time campineiro selecionou cinco novos jogadores para integrar o time sub-17 em 2021. Os jovens foram escolhidos em processo de avaliação presencial realizada no Ginásio do Taquaral, em Campinas, e analisados de perto pelos campeões olímpicos André Heller e Maurício Lima, embaixadores da equipe.

Nas duas primeiras etapas, realizadas virtualmente, com preenchimento de fichas disponíveis no site oficial do clube, o Vôlei Renata recebeu mais de 120 inscritos. A partir deste cadastro, a comissão técnica das categorias de base selecionou 21 para os testes presenciais, que aconteceram em dois dias, seguindo os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19), com uso obrigatório de máscara e distanciamento.

– É uma marca do projeto abrir as portas do Taquaral para dar oportunidades a esses jovens, pois fazemos isso há dez anos e apresentamos retorno disso no time adulto, com diversos jogadores do elenco formados aqui. Neste ano, que foi completamente diferente de todos os outros, tivemos um retorno interessante. Pudemos notar isso pelo número de inscritos e pelo nível da última fase. Agradeço a todos que se inscreveram e se dedicaram a estar aqui – comenta Guilherme Muller, supervisor das categorias de base do Vôlei Renata.

A responsável pela avaliação foi a treinadora Patrícia Appolinário. Ela iniciou a avaliação dos meninos em dezembro, logo após o final do período de inscrição dos meninos, analisando as fichas e os vídeos enviados pelos inscritos. Durante os testes presenciais, ela contou com auxílio dos outros treinadores das categorias de base do time campineiro.

– Foi um processo diferente, mas interessante, que nós conseguimos viabilizar para dar oportunidade aos meninos que aguardam chegar o final do ano para fazer a peneira. A avaliação deles também foi mais longa e bem mais criteriosa, fazendo relação dos fundamentos com as características físicas dos atletas. A parte presencial também foi positiva, diluímos em dois dias para dar um grande tempo de quadra para todos – analisa Patrícia.

– Foram dois dias muito importantes para o projeto, pois nosso DNA carrega esse processo de formação de jovens atletas e cidadãos, ou seja, não só para o esporte, mas também para a vida. Neste processo de seleção, é primordial que esses meninos vivenciem sensações e experiências que agreguem valor à caminhada deles. Convívio com outros jovens da mesma idade, sentir o frio na barriga em função da expectativa e lidar com os mais variados sentimentos, são circunstâncias que irão enriquecer o repertório dos meninos. O vôlei transforma o atleta, transforma o ser humano. Estamos muito felizes com o que vimos e animados com o que teremos = completa André Heller, coordenador técnico do Vôlei Renata.

Esta foi a 11ª peneira da história do projeto campineiro. Nos últimos dez anos mais de 4 mil jovens foram avaliados. No atual elenco, o Vôlei Renata tem três jogadores que chegaram através do processo de avaliação. São eles o central Melqui, o oposto Angellus e o líbero Bello.

Confira a lista dos aprovados na peneira 2020 do Vôlei Renata:

Lucas Tonon – Ponteiro – 1,75m
Eduardo Diniz – Ponteiro – 1,84m
André Kothe – Ponteiro – 1,93m
Rafael Baliero – Central – 1,95m
Bruno Iago – Ponteiro – 1,87m

 

Veja também

Honorato desequilibra e Minas vence o Uberlândia

Com 20 pontos do ponteiro Honorato, o Fiat Minas derrotou o Azulim Gabarito Uberlândia por…