Zé Robrerto
Home Destaques “Não somos a melhor seleção do mundo, mas vamos brigar”, diz Zé
Destaques - Seleção Brasileira - 28 de abril de 2021

“Não somos a melhor seleção do mundo, mas vamos brigar”, diz Zé


O técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, José Roberto Guimarães, listou os quatro times que ele considera favoritos ao ouro nos Jogos de Tóquio-2020, que começam no dia 23 de julho. E o Brasil não está no grupo.

– Não somos a melhor seleção do mundo, mas vamos brigar. China, Sérvia, Estados Unidos e Itália estão à frente. Essas são as candidatas. Depois, no bolo, vem o Brasil e eu não descartaria a Rússia, que vem com um time mais novo -, disse o treinador, que foi entrevistado ontem à noite em live com a ex-ponteira da Seleção Brasileira Virna e a jornalista Glenda Koslowski.

– Mas, Olimpíada é um mistério. Os pequenos se agigantam. Sobre o ouro, Acho que os Estados Unidos estão batendo na trave há muitos anos. O Kiraly (Karch Kiraly, técnico da Seleção norte-americana) está de olho numa medalha de ouro e ele está fazendo um bom trabalho. A China tem a Zhu, a Itália a Egonu e a Sérvia a Bosko. São jogadoras que fazem a diferença, principalmente se os times conseguirem levar o jogo até o tie-braek, quando elas ficam mais exuberantes e recebem 70% das bolas – disse Zé Roberto.

O treinador já fez duas convocações e o grupo está treinando há duas semanas no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, visando a Liga das Nações, que começa dia 25 de maio, na Itália, e, na sequência, os Jogos de Tóquio. Falta a convocação da ponteira Gabi, que está no Vakifbank, da Turquia, e ainda tem um último compromisso na temporada de clubes, a final da Champions League, sábado, contra o Conegliano, da Itáila. O time italiano está invicto desde o ano passado, com 63 vitórias consecutivas.

– Vai ser um grande jogo. Vamos observar o comportamento das jogadoras. Egonu está voando – comentou Zé Roberto.

Durante a live, muitos internautas perguntaram se ele ainda pensa em convocar a bicampeã olímpica Jaqueline – que terminou a temporada em Osasco lesionada – e a oposta Bruna Honório, que fez uma boa temporada na Polônia, mas também sofreu uma lesão no último sábado. Mas, o treinador não falou sobre futuras convocações. Teoricamente, falta apenas chamar a ponteira Gabi. As convocadas até o momento são: as levantadoras Macris, Roberta e Dani Lins; as opostas Sheilla, Tandara, Rosamaria e Lorenne; as centrais Carol, Carol Gattaz, Adenízia e Bia; as ponteiras Fernanda Garay, Natália e Ana Cristina e as líberos Camila Brait e Nyeme.