Brisbane
Home Destaques Brisbane é escolhida como sede da Olimpíada de 2032
Destaques - Internacional - Tóquio-2020 - 21 de julho de 2021

Brisbane é escolhida como sede da Olimpíada de 2032

Será a terceira vez que uma cidade australiana receberá os Jogos


A cidade de Brisbane, na Austrália, sediará os Jogos Olímpicos de 2032. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, após Assembleia do Comitê Olímpico Internacional, em Tóquio.

No evento foi acatada a proposta do Conselho Executivo do COI, feita em 11 de junho, de que Brisbane sediasse os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2032, com 72 votos a favor e cinco contrários. Até então, havia uma disputa entre várias cidades, com várias etapas de votação para escolha da sede.

– Brisbane 2032 é o primeiro futuro anfitrião a ter sido eleito e a ter se beneficiado totalmente da nova abordagem flexível para eleger as sedes olímpicas. As reformas permitem que o COI trabalhe em parceria com cidades, regiões, e países, para encorajar projetos olímpicos que usam uma alta porcentagem de instalações existentes e temporárias, que se alinham com planos de desenvolvimento de longo prazo, e que têm uma visão forte para esportes e comunidades locais – disse o presidente Thomas Bach, que não votou, de acordo com a tradição de que os presidentes votam apenas para desempate.

Será a terceira vez que a Austrália receberá a Olimpíada, depois de Melbourne-1956 e Sydney-2000.

Brisbane e a região de Queensland estão programadas para sediar ou co-sediar a Copa do Mundo feminina de basquete em 2022, o Campeonato Mundial de ciclismo estrada também em 2022 e a Copa do Mundo feminina de futebol em 2023.

As datas propostas para os Jogos Olímpicos são 23 de julho a 8 de agosto de 2032, com os Jogos Paraolímpicos ocorrendo de 24 de agosto a 5 de setembro de 2032. Os eventos são propostos para serem realizados em 37 locais.

– A visão de Brisbane 2032 e o plano dos Jogos se encaixam em estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020 + 5, enquanto com foco em fornecer experiências esportivas memoráveis ​​para atletas e fãs – finalizou Bach.