Gstaad
Home Destaques Gstaad: final brasileira é ótimo aperitivo olímpico
Destaques - Praia - Tóquio-2020 - 11 de julho de 2021

Gstaad: final brasileira é ótimo aperitivo olímpico


A menos de duas semanas do torneio olímpico de vôlei de praia, o Brasil teve uma ótima notícia neste domingo. Ana Patrícia/Rebecca e Ágatha/Duda, as duas representantes do país em Tóquio, fizeram a final da tradicional etapa de Gstaad, na Suíça, a última do Circuito Mundial antes dos Jogos.

O título ficou com Ágatha e Duda, após vitória por 2 a 0, parciais de 23-21 e 21-18. Foi a primeira conquista da dupla na competição nos Alpes Suíços.

– É a primeira conquista tanto para mim quanto para a Ágatha. O ouro para nós é muito especial, pois é a última competição antes de Tóquio – disse Duda após a decisão, enquanto Ágatha lembrou que tentava conquistar esta etapa há 16 anos.

A competição reuniu grande parte das principais adversárias na Olimpíada. Entre as duplas top, a ausência mais sentida foi a das americanas Alix Klineman e April Ross.

Ana Patrícia e Rebecca, por exemplo, venceram nas semifinais por 2 a 1 a dupla Kravcenoka/Graudina, da Letônia, parciais de 24-22, 18-21 e 15-6, em um aperitivo da primeira fase da Olimpíada. Ambas estão no Grupo D, ao lado de Claes/Sponcil (EUA) e Makokha/Khadambi (QUE).

Ágatha e Duda também tiveram em Gstaad a oportunidade de uma prévia olímpica. Na primeira fase, vitória de virada por 2 a 1 (17-21, 21-15 e 15-12) sobre as canadenses Bansley/Brandie, rivais no Grupo C, em Tóquio. As demais adversárias serão Wang/Xia, da China, e de Gallay/Pereyra, da Argentina. Já nas semifinais, um triunfo convincente sobre as canadenses Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, atuais campeãs mundiais e candidatas ao pódio em Tóquio, por 2 a 0 (21-13 e 21-18).

Os resultados em Gstaad aumentam a expectativa por bons resultados do vôlei de praia brasileiro na Olimpíada. Ágatha e Duda apresentam uma enorme regularidade em 2021. Foram campeãs do Circuito Brasileiro e fizeram três pódios nas três etapas de Cancún do Circuito Mundial (um ouro, uma prata e um bronze). Sem dúvida estarão na lista de favoritas de qualquer especialista da modalidade.

Já Ana Patrícia e Rebecca voltam ao pódio de uma etapa internacional em busca da recuperação da confiança. Elas tiveram problemas de lesão, precisaram desistir durante a série de torneios no México e mudaram a programação olímpica. Preferiram voltar aos treinos, corrigir erros e recuperar o físico. Medalharam no SuperPraia e agora também em Gstaad. Certamente os últimos resultados ajudarão na autoestima que parecia baixa até então.

Gstaad
(FIVB/DIVULGAÇÃO)