Vôlei Renata
Home Destaques Vôlei Renata inicia temporada no aguardo dos “selecionáveis”
Destaques - Estaduais - 12 de julho de 2021

Vôlei Renata inicia temporada no aguardo dos “selecionáveis”

Time de Campinas começou as atividades nesta segunda-feira, sem Lucão e Adriano

Começou a temporada para o Vôlei Renata. Atual campeão paulista e terceiro colocado na última Superliga Masculina, o time campineiro iniciou os treinamentos para os desafios que terá pela frente em 21/22 nesta segunda-feira, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. O primeiro dia de trabalho também marcou o contato inicial do novo técnico Marcos Pacheco com o restante do elenco.

A apresentação do Vôlei Renata teve quatro reforços anunciados para a temporada: o central Judson, o líbero Alexandre, o oposto Evandro e o ponteiro Canuto. Eles se juntam aos remanescentes da última temporada: os levantadores González e Cristiano, o ponta Temponi e o meio de rede Barreto. O trabalho de preparação está sendo comandado pelo preparador físico Flávio Ciciliati, que retorna ao projeto depois de duas temporadas.

– O Vôlei Renata já tem uma filosofia, uma mentalidade, porém, cada temporada que começa é uma nova página que vai ser escrita. Houve mudanças de uma temporada para outra, como a minha chegada, a volta do Flávio como preparador físico e alguns jogadores novos no elenco. Isso tudo é natural. Então, a partir de hoje, a gente precisa criar uma mentalidade como equipe, uma unidade de pensamento, para que as coisas aconteçam da forma como esperamos. Estamos todos ansiosos para começar, para colocar em prática tudo aquilo que planejamos – comenta Marcos Pacheco, que comandou o projeto campineiro na temporada 2012/2013.

CONFIRA NOVIDADES DO MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO VÔLEI

Outras novidades para a temporada, Lucão, com a Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, e Adriano, em preparação para o Mundial sub-21 com o Brasil, se juntam ao elenco nos próximos meses.

– Neste começo vamos ter alguns jogadores na Seleção, alguns meninos da base que também vão se juntar ao grupo posteriormente, mas a gente começa agora um trabalho de estruturação, primeiro, física. Nos organizamos fora de quadra, agora começa a montagem da equipe. Tenho convicção que vamos fazer uma grande temporada – acrescenta o treinador.

Para iniciarem os trabalhos nesta segunda-feira, os jogadores do Vôlei Renata passaram por uma bateria de exames nas últimas semanas. Os atletas estão em Campinas desde a última semana realizando exames de detecção do coronavírus e outros testes laboratoriais. Além disso, os atletas realizaram testes cardiológicos e de avaliação pulmonar, coordenados pelos cardiologistas Marcos Bianchini e Fernando Bianchini, da Cardiofit, no Instituto Mood.

– A avaliação cardiológica e física dos atletas é muito importante nesta fase de início de trabalhos. É através dela que podemos buscar as perdas musculares e aeróbicas que podem vir no período de intertemporada. Por meio dos testes físicos e laboratoriais podemos determinar as alterações clínicas, desbalanços musculares, encurtamentos e outras condições que podem levar a lesões iniciais, a partir disso podemos adequar as atividades individualmente, corrigir e aprimorar cada atleta de acordo com sua capacidade atual e fazer com que o grupo chegue o mais depressa possível a um equilíbrio – complementa Marcelo Krunfli, que comanda o departamento médico do Vôlei Renata ao lado de Márcio Régis.

– Outro ponto importante que temos avaliado agora é o diagnóstico de covid-19, através do controle laboratorial e dos sintomas diários, podemos fazer esse diagnóstico precocemente, afastando os casos suspeitos, até liberação dos exames laboratoriais, protegendo a disseminação entre os atletas e o grupo de trabalho envolvido – encerra o médico.

Nas semanas iniciais, os trabalhos serão voltados para a parte física. O primeiro compromisso do Vôlei Renata na temporada será o Campeonato Paulista, que deve começar no final de agosto.

Veja também

Praia: Bárbara/Carol e Rebecca/Talita na final feminina neste domingo

Não faltaram emoção e grandes jogadas no quinto dia do torneio feminino da primeira etapa …