morteza mehrzadselakjani irã vôlei sentado
Home Destaques Gigante de 2,46m é arma do Irã no vôlei sentado
Destaques - Tóquio-2020 - 22 de agosto de 2021

Gigante de 2,46m é arma do Irã no vôlei sentado

Morteza Mehrzadselakjani é o segundo homem mais alto do mundo. Irã é o atual campeão paralímpico de vôlei sentado


Com uma altura impressionante de 2,46 m, Morteza Mehrzadselakjani é a arma do Irã na competição do vôlei sentado da Paralimpíada de Tóquio, que começa nesta segunda-feira (23/08). O homem mais alto do Irã é também o segundo homem mais alto do mundo e o atleta mais alto a competir em uma Paraolimpíada.  A seleção iraniana é a atual campeã olímpica e mundial. Em 2016, os iranianos eliminaram o Brasil nas semifinais.

Em 2018, o Irã recuperou o título mundial após oito anos na Holanda, ao derrotar a então campeã Bósnia por 3 a 0 (25-18, 25-13, 25-20) na final. Mehrzad, como é conhecido, também ajudou o Irã a voltar ao topo do pódio paraolímpico no Rio 2016, após oito anos, depois de uma vitória por 3 a 1 novamente sobre a campeã Bósnia. Ele foi o segundo melhor pontuador da competição. O Irã conquistou seu sexto ouro paraolímpico nos últimos oito jogos.

Com alcance de bloqueio de 2,30m, os técnicos de times adversários tiveram que repensar suas estratégias em função de sua presença em quadra.

Mehrzad começou a jogar vôlei sentado em 2011, quando um técnico o viu na televisão e identificou seu potencial graças à vantagem de sua altura. Depois de jogar por várias equipes de clubes, ele foi convocado para a seleção nacional em março de 2016 e está lá desde então.

Ele foi diagnosticado com acromegalia, uma condição causada pelo excesso de hormônio do crescimento. Mehrzad normalmente usa uma cadeira de rodas ou muletas para se locomover devido a uma séria fratura da pelve sofrida em um acidente de bicicleta quando tinha 15 anos. O ferimento fez com que sua perna direita parasse de crescer, e agora é quinze centímetros mais curta que a esquerda.