Mundial
Home Destaques Mundial masculino de 2022: vagas estão definidas
Destaques - Internacional - Seleção Brasileira - 19 de setembro de 2021

Mundial masculino de 2022: vagas estão definidas

O Campeonato Mundial masculino de 2022 está definido. Neste domingo, foi encerrado o último torneio continental, o Asiático. Desta forma, foram distribuídas todas as 24 vagas, faltando apenas a oficialização da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), já que países podem optar pela desistência, algo raro, mas possível.

Mas isso não irá demorar, já que o sorteio dos grupos do Mundial está marcado para o próximo dia 30, em Moscou, com a venda de ingressos começando já no início de outubro.  O Mundial está previsto para acontecer entre 26 de agosto e 11 de setembro de 2022.

Pelo regulamento, os 24 lugares foram assim distribuídos: campeão e vice de cada torneio continental, o país-sede e o vencedor do último Mundial. As demais 12 vagas ficam com os melhores colocados no ranking da entidade, ao fim da temporada 2021. Como não estão mais previstos jogos de seleções masculina até o término do ano, a pontuação de hoje, 19 de setembro, não será mais alterada.

Confira assim como ficaram distribuídas as 24 vagas para o Mundial masculino:

País-sede – Rússia
Campeão do Mundial de 2018 – Polônia
América do Sul – Brasil e Argentina
África – Tunísia e Camarões
Norceca – Porto Rico e Canadá
Ásia – Irã e Japão
Europa – Eslovênia e Itália
Ranking da FIVB hoje: França (4°), EUA (7°), Sérvia (8°), Cuba (13°), Holanda (15°), Alemanha (16°), México (17°), Turquia (18°), Egito (19°), Qatar (20°), Bulgária (21°) e China (22°).

Na disputa por pontos no ranking da FIVB, Qatar e China entraram na zona de classificação para o Mundial com os últimos resultados no Asiático. Os chineses ficaram em terceiro, vencendo Taiwan, enquanto os cataris terminaram em quinto, batendo a Austrália. Desta forma, o Qatar chegou aos 166 pontos e a China, aos 163, ultrapassando a Ucrânia, com 157, a primeira fora da zona de classificação.

 

Veja também

Vídeo: Quem são os 5 melhores ponteiros do mundo?

Já que Bruno Souza e Daniel Bortoletto não conseguiram agradar gregos e troianos com a esc…