vôlei senatdo
Home Tóquio-2020 Vôlei Sentado: Brasil nas duas semifinais
Tóquio-2020 - 1 de setembro de 2021

Vôlei Sentado: Brasil nas duas semifinais

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei Sentado briga por uma vaga na final do torneio Paralímpico de Tóquio-2020 às 6h30 desta quinta-feira (02.09), na Arena Makuhari Messe, na capital japonesa, contra o Comitê Olímpico Russo. A partida será transmitida pelo SporTV 2 e pelo canal no YouTube do Paralympic Games.

A outra semifinal do vôlei será disputada entre Irã – atual campeão mundial e paralímpico – e Bósnia, na sequência, a partir das 8h30. As duas seleções decidiram o ouro na Olimpíada do Rio, há cinco anos. O Brasil terminou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo A, atrás do Irã. O Comitê Russo foi o primeiro colocado do Grupo B.

Já a Seleção Feminina disputa a semifinal sexta-feira, às 6h30, contra os Estados Unidos – atual campeão paralímpico -, em busca da vaga inédita na decisão dos Jogos de Tóquio. A melhor colocação do Brasil até agora nos Jogos foi a medalha de bronze conquistada no Rio-2016.

A outra semifinal será disputada entre China e Canadá, às 8h30. O Brasil terminou a fase classificatória invicta, com vitórias sobre Canadá, Itália e Japão. Na noite de ontem, as brasileiras derrotaram a Itália, de virada, por 3 sets a 1 – parciais de 23-25, 25-17, 25-16, 25-21 – e terminaram a fase classificatória sem perder. Edwarda foi a maior pontuadora da Seleção, com 14 pontos.

Sobre o vôlei sentado

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

O Brasil estreou na disputa dos Jogos em Pequim-2008, apenas com a Seleção masculina, que terminou a competição em 6º lugar. Em Londres-2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros, com as Seleções (masculina e feminina) ficando em quinto lugar. Entretanto, o melhor resultado brasileiro veio no Rio-2016, com a conquista do bronze pela Seleção feminina.

Veja também

Valinhos “inicia 2022” em busca da reação

Vai começar o 2022 do Country Club Valinhos. Nesta sexta-feira (21/1), a equipe do interio…