FIVB
Home Destaques FIVB anuncia a criação do Beach Pro Tour para 2022
Destaques - Praia - 10 de outubro de 2021

FIVB anuncia a criação do Beach Pro Tour para 2022

Circuito Mundial será substituído por um calendário com três divisões em 2022

O vôlei de praia passará por uma profunda reformulação no cenário internacional a partir de 2022. A Federação Internacional (FIVB) anunciou, neste fim de semana, a criação do Beach Pro Tour, competição que substituirá o Circuito Mundial.

Serão criadas três diferentes divisões: Elite16, Challenge e Futures. Elas serão definidas a partir do ranking mundial.

Na “primeira divisão” estarão apenas as 16 melhores duplas do mundo. Os torneios começarão com quatro grupos de quatro, com a sequência da competição acontecendo em jogos eliminatórios. Cada etapa terá 64 jogos disputados. Segundo a FIVB, já estão definidas algumas etapas para a Elite16: Rio de Janeiro e uma cidade do México (março de 2022), Cidade do Cabo (abril), Ostrava (maio), Jurmala (junho), Gstaad (julho), Doha (outubro) e Sydney (novembro).

Os torneios Challenge terão uma participação mais ampla: com 24 duplas. Serão sempre cinco dias de competição (80 jogos no total). Nestes eventos também haverá o qualifying, com um máximo de 32 duplas. As primeiras datas/locais já foram anunciadas: maio na Espanha, outubro no Egito e em Nanjing (China) e em novembro em Manly Beach (Austrália).

Por fim, o Futures, com 16 duplas de cada gênero, serão uma espécie de competições para jovens talentos. Segundo a nota oficial, as duplas poderão passar de um nível a outro dependendo de sua posição no ranking mundial, mas ainda sem um detalhamento.

O World Tour Finals, que termina hoje em Cagliari, na Itália, será mantido neste novo calendário do vôlei de praia mundial.

Veja também

Minas poupa titulares no encerramento do Mineiro

O Itambé/Minas vai entrar em quadra nesta quarta-feira, às 20h, para a conclusão do Campeo…