Vôlei Renata Guarulhos
Home Estaduais Guarulhos vira para cima do Vôlei Renata e faz 1 a 0 na final
Estaduais - 14 de outubro de 2021

Guarulhos vira para cima do Vôlei Renata e faz 1 a 0 na final

Num jogo digno de final, com belas defesas, duas viradas, reclamação com a arbitragem e cartões, o Vedacit Guarulhos fez história e está perto de comemorar o inédito título do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2021. A “Flecha” derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 2, de virada – parciais de 38-36, 20-25, 20-25, 25-21, 15-10 -, na noite desta quarta-feira (13.10), no Ginásio Ponte Grande, em Guarulhos (SP), pela primeira partida da final, e fez a festa com a sua torcida

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira (18.10), às 19h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas. O Vôlei Renata, atual campeão do torneio, precisa ganhar o jogo para forçar o golden set, na sequência. Confira aqui as próximas transmissões de vôlei na semana.

O oposto Franco, de Guarulhos, foi o maior pontuador do jogo, com 37 pontos. Adriano foi o maior pontuador do Vôlei Renata, com 17. Começou bem, mas sentiu a pressão no saque nos dois sets finais e caiu de rendimento. Normal, para um garoto de 19 anos. O campeão olímpico Evandro, que levou cartão vermelho no quarto set por reclamação, está voltando de lesão e ainda deve uma grande atuação.

Foi um jogo muito intenso, com grandes defesas, muita reclamação, erros de arbitragem e cartões. Os dois líberos – Rogerinho, de Guarulhos, e Alê, da equipe de  Campinas, protagonizaram defesas incríveis, buscando bolas que pareciam perdidas. O primeiro set demorou mais de 40 minutos e foi marcado pela bonita virada dos anfitriões, empurrados pela torcida. O Vôlei Renata começou melhor, conseguindo amortecer os ataques rivais e jogando bastante pelo meio nos contra-ataques. Abriu 16 a 10 no marcador e parecia caminha para uma vitória tranquila.

Mas, depois de um pedido de tempo, Guarulhos voltou agressivo no saque e começou a diminuir a diferença, até que virou no em 22 a 21, liderado pelos ataques de Franco. O Vôlei Renata começou a ter dificuldade para passar as bombas do saque adversário e, sem a bola rápida de meio, passou a jogar apenas pelas extremidades. Em dois erros consecutivos – numa combinação de jogada de Gonzalez com Lucão e outro de ataque de Evandro -, os donos da casa fecharam o set em 38 a 36.

Nos dois sets seguintes, o Vôlei Renata equilibrou a sua virada de bola e sacou melhor. Barreto foi bem no bloqueio, parando o ataque de Guarulhos e os atuais campeões estaduais viraram o jogo vencendo por 25 a 20. Guarulhos voltou novamente arriscando tudo no saque na quarta parcial e, empurrado pela torcida, abriu logo dois pontos de frente no início. Evandro levou cartão vermelho e incendiou ainda mais a arquibancada do Ponte Grande. Pacheco sacou Adriano, com problemas na recepção e colocou Temponi em quadra. Mas, sem a bola de meio, o jogo do time de Campinas ficou previsível e os anfitriões seguiram abrindo vantagem na base do contra-ataque, para empatar o jogo em 2 a 2.

No tie-break, Guarulhos fez logo 3 a 0. Pacheco trocou Evandro por Nasser e pediu tempo. Mas, os donos da casa seguiam muito agressivos no saque e o Vôlei Renata tinha dificuldades na sua virada de bola, jogando muito pelas pontas. Com dois pontos seguidos de bloqueio em cima de Adriano, Guarulhos abriu 9 a 3. A equipe de Campinas esboçou uma reação e diminuiu a diferença para 8 a 10, mas Guarulhos estava imparável no ataque e no saque e fechou o set em 15 a 10.

Vedacit Guarulhos: Sandro, Franco, Renato Pato, João Franck, Babu, Matheus Alejandro, Rogerinho (líbero). Entraram: Pantaleão, Nicomedes, Batagim, Marcão, Geovani, Deivid. Técnico: Guilherme Novaes

Vôlei Renata: Demian Gonzalez, Evandro, Adriano, Canuto, Lucão, Barreto e Alê (líbero). Entraram: Cristiano, Nasser, Judson, Temponi. Técnico: Marcos Pacheco.

Veja também

Números de Vôlei Renata 4 x 0 Vedacit Guarulhos

O Campeonato Paulista masculino de vôlei de 2021 terminou com o golden set. O Vôlei Renata…