Minas Praia
Home Destaques Praia bate o Minas e é campeão sul-americano
Destaques - Internacional - 25 de outubro de 2021

Praia bate o Minas e é campeão sul-americano

O Dentil Praia Clube voltou a vencer o Itambé Minas e conquistou o inédito título do Sul-Americano de Clubes

Três finais, três vitórias com boas atuações sobre o maior rival e três títulos consecutivos. O início de temporada do Dentil Praia Clube é arrasador. Nesta segunda-feira, o time de Uberlândia derrotou o Itambé Minas por 3 sets a 2– parciais de 25-17, 21-25, 25-17, 19-25, 15-7 -, no Ginásio do Sesc Taguatinga, no Distrito Federal, pela final do Sul-Americano Feminino de Clubes 2021.

O Praia comemora um título inédito. O Minas buscava o tetracampeonato. Na disputa do terceiro lugar, na abertura da rodada, o Brasília derrotou o San Martín, da Bolívia, por 3 a 0 (25-8, 25-13, 25-13). Os dois times mineiros estão classificados para o Mundial de Clubes, que acontece entre os dias 15 e 19 de dezembro em Ankara, na Turquia.

A equipe do técnico Paulo Coco confirmou o bom momento – apesar de ter oscilado mais do que nos jogos anteriores – e mostrou que chega para brigar pelos títulos da Superliga e da Copa Brasil na temporada. Claudinha segue muito equilibrada na distribuição, jogando bem com as centrais Jineiry e Carol e contando com o bom momento da  holandesa  Anne Buijs e Brayelin Martinez no ataque.

O Minas teve uma leve melhora em relação aos demais  jogos contra o Praia. Mas, continua oscilando muito no passe e no ataque com as bolas de segurança. A ponteira Turca Neri Oszoy ainda não mostrou a responsabilidade que se espera de uma jogadora estrangeira, que teoricamente chega para decidir. Comprometeu no passe e no ataque. Muito presa na defesa. O incrível é que em momento algum foi substituída.

No primeiro set, o Minas chegou a abrir 8 a 5 e tomou a virada em 14 a 9, numa boa sequência de saque de Carol, que desestabilizou o time. Na segunda parcial, Kisy foi bem nos contra-ataques, assim como Carol e Thaisa, que chamaram a responsabilidade do jogo, e as minastenistas conseguiram empatar, vencendo em 25 a 21. Mas na terceira parcial, os erros voltaram avassaladores. Dani Cuttino voltou para a quadra, mas não adiantou. O Praia chegou a abrir dez pontos de diferença: 20 a 10 e administrou a vantagem até o final, sem fazer muito esforço.

No quarto set, o Praia chegou a abrir 8 a 3. Nicola pediu tempo e trocou Macris por Pri Heldes. O Minas reagiu, na força das suas centrais e com Kisy, abrindo três pontos de frente. O Praia encostou em 14 a 15 e Paulo Coco sacou Anne Buijs – com dificuldade no side out – e colocou Tainara. Mas, o Minas diminuiu os erros, Pri Heldes jogou bastante pelo meio e viu os papeis se inverterem, com a equipe de Uberlândia errando mais na recepção e no ataque.

No tie-break, Nicola Negro manteve Pri Heldes em quadra.  Ela manteve o jogo nas centrais, mas Thaisa e Gattaz estavam bem marcadas, gerando contra-ataques para o time do Triângulo. A cobertura do Praia funcionou bem para pontuar com Brayelin e Anne Buijs, fazendo 8 a 5. Nicola Negro parou o jogo e colocou Cuttino em quadra. Mas, o Minas voltou a ter dificuldade na virada de bola e a diferença só aumentou: 11 a 5. Nicola pediu tempo novamente e colocou Pri Souza no lugar de Pri Daroit. Mas era tarde para uma reação. Deu Praia de novo.

Superliga

Os dois times se concentram agora na estreia da Superliga.  Veja aqui a programação de TV da semana. O Minas, atual bicampeão da competição (2018/19, 2020/21) recebe o Valinhos, sexta-feira, às 18h30, em Belo Horizonte, com transmissão pelo SporTV. O Praia enfrenta o Pinheiros, no mesmo dia e horário, em Uberlândia, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil.

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Brayelin, Carol, Jineiry, Kasiely, Anne Buijs e Suelen (líbero). Entraram: Vanessa Janke, Lyara, Ariane e Tainara. Técnico: Paulo Coco

ITAMBÉ MINAS: Macris, Cuttino, Gattaz, Thais, Pri Daroit, Ozsoy e Léia (líbero). Entraram: Kisy, Pri Souza e Pri Heldes. Técnico: Nicola Negro.

Veja também

Sada Cruzeiro joga por reabilitação na Superliga

Em jogo adiantado da nona rodada, o Sada Cruzeiro recebe o Azulim/Gabarito/Uberlândia nest…