Vakifbank Mundial
Home Sem categoria Vakifbank, de novo, supera Fener e é campeão da Copa
Sem categoria - 17 de abril de 2022

Vakifbank, de novo, supera Fener e é campeão da Copa

Para ficar com mais um título, campeão mundial superou o arquirrival


O Vakifbank comemorou, neste domingo, mais um título: a Copa da Turquia. De virada, em um duelo eletrizante, vitória sobre o Fenerbahce na decisão em Ankara por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 25-21, 25-13, 27-29 e 17-15.

Neste mês, o Vakif já havia eliminado o Fener nas semifinais da Champions League, no golden set. Os arquirrivais já haviam duelado em dezembro de 2021 nas semis do Campeonato Mundial, também com triunfo do time de Giovanni Guidetti.

Para delírio dos vôleifãs, a dupla de milhões Isabelle Haak e Gabi voltou a protagonizar em um jogo decisivo. O fim do jogo foi fantástico, com o Vakif, saindo de um 21-23 para virar, com direito a um longo rally, e ter o match point. Mas o Fener voltou a reagir, teve vários set points, até forçar o quinto set.

Já no tie-break, um susto. Gabi sentiu o tornozelo após a tentativa de um bloqueio. O jogo chegou a ser interrompido e ela foi substituída por Senoglu. Após atendimento médico, a brasileira foi liberada para retornar ao jogo. Um alívio para a torcida brasileira e para José Roberto Guimarães, presente no ginásio. Ela foi a autora do último ponto, depois de ter sido bloqueada em dois match points.

A sueca deu um show no saque, principalmente no terceiro set. Ela chegou para o serviço com o placar mostrando 16 a 12 para o Vakifbank e saiu de lá com 22 a 13. Neste período, foram quatro aces de Haak, deixando maluco o técnico Zoran Terzic. Ele pediu tempo, trocou três jogadoras (colocou Ana Cristina em quadra), mas nada mudou o panorama, até o fechamento da parcial em 25 a 13, com um ataque de Gabi. Haak foi a maior pontuadora da final com 44 pontos: 38 no ataque (56% de aproveitamento), cinco no saque e um no bloqueio. De quebra, leva mais um prêmio de MVP para a casa.

Por falar na brasileira, mais uma grande atuação dela no ataque. No setor ofensivo, foram 21 pontos marcados, com um aproveitamento de 60%. Ela terminou a final com um total de 25 pontos (três no block e um no saque).

Com exceção da dupla, a pontuação do restante do time foi baixa. A ponta americana Bartsch marcou seis, um a mais do que Gunes e Caliskan, as centrais.

Pelo Fener, Melissa Vargas sentiu falta de companhia ofensiva em grande parte da final. A oposto cubana naturalizada turca fez sua parte, marcando 29 pontos. Mas a russa Arina Fedorovtseva deixou a desejar nos três primeiros sets da decisão, colaborando com sete pontos, nenhum no saque, uma das suas armas. No quarto, ela cresceu e somou mais sete, terminando com 15. Ana Cristina passou em branco.

Os dois times poderão se encontrar novamente na decisão do Campeonato Turco. Nas semifinais, reprise dos confrontos da semi da Copa: Vakifbank x THY e Fenerbahce x Eczacibasi.