Tandara
Home Seleção Brasileira Tandara pega quatro anos de suspensão por doping
Seleção Brasileira - Tóquio-2020 - 24 de maio de 2022

Tandara pega quatro anos de suspensão por doping

Jogadora contestou a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem


Foi definida, na noite desta segunda-feira, a suspensão definitiva de Tandara por conta do exame antidoping positivo para ostarina, após julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, com duração de oito horas e com resultado unânime. A jogadora pegou quatro quatro de gancho, a pena máxima, e poderá voltar a jogar apenas em 2025.

Pelas redes sociais, a jogadora contestou a decisão.

“Eu sempre fui movida a desafios e enfrentei muitas situações adversas durante a minha vida. Nunca me pronunciei abertamente sobre o caso do doping porque estava determinada a provar minha inocência, e ainda estou. Essa condenação é, particularmente, difícil pra mim porque estou sendo condenada por algo que não fiz e Deus sabe.

Eu tenho orgulho dos meus mais de 18 anos de carreira sem nenhuma mancha. Minha vida é o vôlei e quem me conhece sabe que não faria nada que pudesse destruir tudo isso que construímos em todo esse tempo.

Apesar de termos provas mais do que suficientes que mostram que fui contaminada, tive uma condenação injusta, desproporcional e precedida de um estranho vazamento de um processo que deveria ser sigiloso. Infelizmente, o entendimento da Primeira Câmara do TJDAD é incompatível com a melhor jurisprudência internacional.

Em todo o caso, vamos recorrer ao Plenário para que a justiça seja, de fato, reestabelecida. Respeito, mas não concordo com essa decisão de hoje. Lutarei, como sempre fiz, para provar minha inocência.

Agradeço o carinho e o suporte de todos nesse momento. O sentimento de injustiça é angustiante, mas com a ajuda de todos vocês vou superar esse momento e transformar essa situação em combustível para vencer mais essa batalha”, postou a jogadora.

Tandara está suspensa desde o dia 5 de agosto de 2021. O teste dela foi realizado em 7 de julho, em Saquarema, onde a Seleção feminina treinava para as Olimpíada. Ele foi realizado de forma surpresa, após um período de folga das atletas que retornavam da Liga das Nações, em Rimini (ITA).

A ostarina é um modulador seletivo de receptor de androgênio. A substância tem comercialização proibida no Brasil e seus resultados são semelhantes aos proporcionados por esteroides anabolizantes. O ganho de explosão muscular sem ganho de peso é um deles. Ciclistas, corredores e halterofilistas estão entre os atletas com mais condenações pelo uso da ostarina.

Aos 33 anos, Tandara já busca um novo caminho. E o encontrado é o da política. Em maio, ela anunciou ser pré-candidata a deputada federal pelo MDB.