Cuba Challenger
Home Destaques Conheça a Copa Challenger, a “Série B” da VNL
Destaques - Liga das Nações - 14 de julho de 2022

Conheça a Copa Challenger, a “Série B” da VNL

Competição dará ao campeão uma vaga na próxima edição da Liga das Nações

Com a Liga das Nações afunilando e cada vez mais perto de conhecer os vencedores, também se aproxima a Copa Challenger 2022, conhecida como “segunda divisão” da VNL. A competição está marcada para o final do mês, entre os dias 28 e 31 de julho. O torneio organizado pela FIVB ocorre desde 2018 e busca promover seleções emergentes no cenário mundial para a elite do vôlei. Os campeões de cada naipe garantem vaga para VNL do ano seguinte.

Composta por oito seleções e com chaveamento pré-definido pela posição no ranking, a competição será de tiro curto em jogos eliminatórios, começando pelas quartas de final.

No feminino, a Croácia por ser país-sede, terá o chaveamento mais “fácil”. Confira abaixo os confrontos e datas dos primeiros jogos:

28/7 – 12h: Bélgica (12°) x República Tcheca (23°)
28/7 – 15h: Croácia (25°) x Cazaquistão (36°)
29/7 – 12h: Colômbia (17°) x França (22°)
29/7 – 15h: Porto Rico (18°) x Camarões (20°)

Na parte mais difícil do chaveamento, a Colômbia, treinada pelo brasileiro Antonio Rizola, encara uma das favoritas ao título: a recém-campeã da Liga de Ouro Europeia, a França. Caso avance, numa eventual semifinal, um possível confronto com a rebaixada da VNL, Bélgica, de Britt Herbots. No outro lado da chave, pela regra do país anfitrião ter a vantagem de encarar a seleção participante pior ranqueada, a Croácia desponta como principal candidata à finalista.

No masculino, o torneio será realizado na Coreia do Sul, na cidade de Seul. Veja os horários das quartas de final:

28/7 – 3h30: Cuba (13°) x Chile (27°)
28/7 – 7h: Coreia do Sul (32°) x Austrália (38°)
29/7 – 0h: Turquia (17°) x Qatar (21°)
29/7 – 3h30: Tunísia (15°) x República Tcheca (24°)

A expectativa é de uma possível final entre Cuba e Turquia. Caso supere os chilenos, o time de Miguel López, Yant Herrera e Simon poderá ter nas semifinais os australianos ou os donos da casa.

Em ambos os torneios, as semifinais estão marcadas para o dia 30/7, com as finais acontecendo no dia 31/7. A Copa Challenger terá transmissão da Volleyball World.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Veja também

Mineiro masculino: divulgados os oito participantes

A Federação Mineira anunciou, nesta terça-feira, os oito participantes do Estadual masculi…