VNL
Home Liga das Nações VNL: Americanos atropelam poloneses e estão na final
Liga das Nações - 23 de julho de 2022

VNL: Americanos atropelam poloneses e estão na final

Estados Unidos deram show na primeira semifinal da VNL masculina em Bologna

Os Estados Unidos, tão acostumados com título no vôlei feminino nos últimos anos, estão de volta a uma grande final agora no masculino. Neste sábado, em Bologna (ITA), vitória americana na semifinal da Liga das Nações (VNL) sobre a Polônia por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-23 e 25-13.

Na decisão, o time comandado por John Speraw encara a França, que eliminou a Itália. A disputa pelo ouro, às 16h, terá transmissão pelo Sportv2 e pela Volleyball World, e sem imagens, pelo Web Vôlei no YouTube e na Twitch.

Não é exagero dizer que o placar foi surpreendente. A Polônia é a atual bicampeã mundial, líder do ranking e foi totalmente dominada pelos americanos. Nos dois primeiros sets, a eficiência dos Estados Unidos nos contra-ataques foi um diferencial, aproveitando quase todas as possibilidades geradas pela defesa. Nikola Grbic elogiou tal situação na entrevista entre o segundo e o terceiro sets. E o sérvio parecia pressentir o que viria pela frente.

O terceiro set foi um verdadeiro passeio americano. A Polônia apostou na troca dos ponteiros titulares (Semeniuk e Sliwka) pelos reservas Fornal e Bedzorz. Mas eles sofreram demais com várias boas sequência de saque de Smith, DeFalco, Jendryk & Cia. No total foram oito aces na parcial, de um total de nove dos Estados Unidos no confronto.

Outro diferencial claro na partida foi no levantamento. Enquanto Christenson abusa da velocidade e da precisão na distribuição, Janusz tem um jogo bem mais “quadrado” e previsível. E vejam a pontuação equilibrada dos Estados Unidos na semi:

– DeFalco: 13 (seis no saque)
– Smith: 9
– Aaron Russell: 8
– Ensing: 8
– Jendryk: 8

Pelo lado polonês, Kurek, após passar o primeiro set zerado no ataque, terminou a partida com dez, seguido por Semeniuk e Kochanowski, com sete cada.

Veja também

Lopez é destaque em classificação de Cuba

O ponteiro Miguel Lopez foi o grande nome da classificação de Cuba para a final da Copa Pa…