Itália
Home Internacional Itália vence a Polônia e é tetracampeã mundial
Internacional - 11 de setembro de 2022

Itália vence a Polônia e é tetracampeã mundial

Vinte e quatro anos depois, a juventude da Itália volta ao lugar mais alto do pódio do Campeonato Mundial de Vôlei e é tetra


Com uma virada espetacular, diante de uma arena totalmente vermelha e branca, a Itália derrotou a Polônia por 3 sets a 1 – parciais de 22-25, 25-21, 25-18, 25-20 -, em plena Katowice (POL) e, 24 anos depois, voltou a subir no lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial Masculino de Vôlei. Os italianos são, agora, os únicos tetracampeões mundiais de história. Levantaram a taça nas edições de 1990, 1994, 1998 e 2022. Brasil e Polônia são tricampeões. Os brasileiros ganharam em 2002, 2006 e 2010 e os poloneses em 1972, 2014 e 2018.

Na última vez que a Itália foi campeã mundial, o hoje técnico italiano Ferdinando De Giorgi estava em quadra. A Seleção Brasileira completou o pódio em Katowice, neste domingo, depois de derrotar a Eslovênia por 3 a 1, na abertura da rodada.

Com um time titular predominantemente na casa dos 20 anos, a Itália se firma como um time que tem tudo para dominar o pódio do cenário mundial do vôlei durante ainda muito tempo. Lavia foi o maior pontuador do jogo, com 19 pontos, seguido por Michieletto, com 14. Os jovens italianos calaram a fanática torcida polonesa, que fez uma bela festa e, no final, aplaudiu os campeões, admitindo a bela apresentação e a coragem do time, principalmente no saque.

Garanta o código promocional da Pixbet e comece a apostar a partir de R$1,00

Itália
O ambiente na decisão do Campeonato Mundial (FIVB Divulgação)

A Itália soube bem administrar os nervos. Sofreu uma virada dura no primeiro set. Vencia por 21 a 17 e perdeu a parcial, incendiando a arquibancada em Katowice. Nos três sets seguintes, no entanto, apesar de novos, os jogadores tiveram maturidade para administrar o jogo, atuando com agressividade, amortecendo os ataques poloneses e pontuando com eficiência nos contra-ataques.

– Só agradecer. Agora é aproveitar esse momento, porque a Itália é campeã do mundo. Formamos um grupo incrível. Sabíamos que era necessário jogar muito, mas era preciso também aproveitar esse momento, aproveitar o fato de estamos jogando uma final. Esse grupo é fruto de um investimento, da construção do voleibol italiano – disse o levantador italiano Giannelli, após o jogo.

Melhores apps de apostas: Veja o top 10 do ranking