Milão surpreende de novo e elimina o Perugia no Italiano
Oitavo colocado na fase de classificação despachou o líder
O todo-poderoso Perugia, atual campeão do mundo, está eliminado nas quartas de final do Campeonato Italiano masculino de vôlei. Nesta segunda-feira (10/4), o time perdeu mais uma vez para o Milão por 3 sets a 1, de virada, parciais de 18-25, 25-21, 29-27 e 25-23, no quinto duelo da série.
Raramente o oitavo colocado elimina o primeiro, numa série de cinco jogos. Mas o que o Milão fez neste playoff é digno de aplausos. O favoritismo do Perugia, no papel, foi colocado em prática apenas no jogo 1, com uma vitória por 3 a 0. Na sequência, o que se viu, foi equilíbrio. O Milão empatou no tie-break o jogo 2, viu o Perugia voltar a liderar a série (3-1) e emendou dois triunfos seguidos: 3-2 e 3-1.
E um dos méritos de Milão foi o jogo coletivo. Hoje, quatro titulares chegaram a dois dígitos de pontuação: o ponteiro japonês Yuki Ishikawa marcou 18 pontos, seguido pelo cubano Osniel Melgarejo (14), além de mais 10 do oposto francês Jean Patry e outros 10 do central argentino Agustin Loser.
Pelo Perugia, o oposto cubano Jesus Herrera anotou 20, seguido pelo polonês Kamil Semeniuk, com 15. Wilfredo Leon saiu do banco no terceiro set e colaborou com três. O central brasileiro Flávio fez oito. O revés marca uma semana das mais complicadas para o Perugia, eliminado pelo Zaksa Kedzierzyn-Kozle, da Polônia, nas semifinais da Champions League. A eliminação precoce nas quartas de final do Italiano fará também com que o time dirigido por Andrea Anastasi (ao menos por enquanto) não dispute a principal competição europeia de clubes na temporada 2023/2024.
Nas semifinais, Milão terá pela frente o Civitanova, responsável por eliminar o Verona também em cinco jogos. O atual campeão terá a vantagem de fazer três partidas em casa.