Wallace
Home Destaques Sada Cruzeiro e Wallace querem revisão da punição
Destaques - Superliga - 10 de abril de 2023

Sada Cruzeiro e Wallace querem revisão da punição

Defesa do atleta entrou com mandado de segurança no STJD do vôlei


O Sada Cruzeiro, juntamente com a defesa de Wallace, entrou nesta segunda-feira (10/4), com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em relação à suspensão do jogador. Segundo a nota oficial do clube mineiro, os advogados do oposto e do time “questionam a validade da decisão no âmbito das competições, impedindo o atleta de exercer sua profissão”. O intuito é conseguir a liberação do jogador para a reta final da Superliga 2022/2023.

A suspensão de Wallace até o início de maio, ou seja, depois do fim da Superliga, foi uma decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que também o impede de atuar pela Seleção Brasileira até o início de 2024. Segundo a defesa do clube e do atleta, “a decisão exclusiva do Conselho de Ética não pode expandir suspensão para competições como a Superliga, por um motivo alheio à profissão do atleta, que não tem contra si qualquer indiciamento, investigação ou condenação”.

A defesa do atleta também destaca que o “Código de Conduta Ética do COB, de acordo com seu artigo 3º, não alcança atos privados de atletas, limitando a sua aplicação apenas aos atos por eles praticados no âmbito da atividade esportiva, e impossibilitando a aplicação de qualquer outro artigo do código. Ao praticar um ato sem conexão com a atividade esportiva, o atleta não poderia sequer ter sido julgado pelo Conselho de Ética, justamente por ausência de regra que o permita. Não há nenhum caso antecedente a este”.

“O Sada Cruzeiro acredita que o ocorrido deve servir como um importante aprendizado para a sociedade como um todo, entretanto não compactua com a severidade de sanções sem lastro legal, ainda na ausência de base jurídica que impedem um atleta de exercer sua profissão e prover, como pai, o arrimo de sua família”, segue a nota, pedindo na sequência para que a pena seja revista.